Os setes sacramentos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1699 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
OS SETES SACRAMENTOS

Para entender melhor o efeito dos sacramentos podemos compara-los com a vida natural, vendo que na ordem da graça:
* nascemos para a vida sobrenatural pelo Batismo,
* nos fortalecemos pela Confirmação,
* mantemos a vida com o alimento da Eucaristia,
* se perdemos a vida da graça pelo pecado, a recuperamos pela Penitência,
* e com a Unção dosEnfermos nos preparamos para a viagem que acabará no céu.
Para socorrer as necessidades da Igreja como sociedade, temos o sacramento da:
* Ordem sacerdotal, que institui os ministros da Igreja,
* Matrimônio, que com os filhos perpetua a sociedade humana e faz crescer a Igreja quando estes são regenerados pelo batismo.

1. O que são os sacramentos?

É lembrança de coisas sagradas. Éum sinal, gesto e palavra que torna perceptível, sensível, visível, audível a presença de Cristo invisível. Quer dizer como Jesus não pode mais encontrar-se conosco visivelmente, com sua pessoa histórico-humana, Ele se torna visível, indica sua presença através dos sinais. Assim, quando se realiza um Sacramento o Sinal por Ele instruído temos a certeza que Ele está se comunicando conosco, estáentrando em nossa vida e assim comunicando-nos a Vida Nova da Graça, sua vida divina.

2. Objetivo: Mostrar o significado de sacramento e a sua eficácia na nossa vida como bens espirituais para chegarmos a uma vida de santidade.

3. Os sacramentos da Igreja: Cristo confiou os sacramentos a sua Igreja, e podemos dizer que são "da Igreja" em um duplo sentido: a Igreja faz ou administra oucelebra os sacramentos, e os sacramentos constroem a Igreja (o batismo gera novos filhos da Igreja, etc..). Existem, pois, por ela e para ela.

4. Os sacramentos da fé: Os sacramentos estão ordenados à santificação dos homens, à edificação do Corpo de Cristo e, em definitivo, a dar culto a Deus, mas como sinais, tem também uma finalidade instrutiva. Não só supõem a fé, também a fortalecem, aalimentam e a expressam com palavras e ações; por isso são chamados sacramentos da fé.

5. Diversidade de sacramentos, podendo ser ainda divididos seguindo a analogia entre vida natural e etapas da vida sobrenatural, podem-se distinguir nos sacramentos, três grupos distintos:
a) Sacramentos da iniciação cristã: Batismo, Confirmação e Eucaristia, que põem os fundamentos da vida cristã ecomunicam a vida nova em Cristo;
b) Sacramentos de cura: Penitência e Unção dos Enfermos, que curam o pecado e as feridas da nossa debilidade;
c) Sacramentos a serviço da comunidade: Ordem sacerdotal e Matrimônio, estabelecidos para socorrer as necessidades da comunidade cristã e da sociedade humana.

6. De que se compõe um sacramento- se compõe de matéria, forma e o ministro que o realiza coma intenção de fazer o que faz a Igreja.
* A matéria é a realidade ou ação sensível, como a água natural no batismo, os atos do penitente na confissão (contrição, confissão e satisfação).
* A forma são as palavras que, ao faze-lo, se pronunciam.
* O ministro é a pessoa que faz ou administra o sacramento.


Batismo

Jesus vem ao encontro do homem com o Batismo parafazê-lo nascer para a graça: torna visível, através de um sinal, sua dignidade de filho de Deus e participante da vida divina, da Vida Nova trazida por Cristo. Constitui-o herdeiro de Deus, co-herdeiro com Cristo, membro vivo da Igreja, comprometido com o Plano de Deus; torna-o participante da missão sacerdotal-profética e régia de Cristo; infunde-lhe as sementes da Fé, Esperança e Caridade; torna ohomem templo da Santíssima Trindade.
Fundamentação bíblica: Mt 3,13-17; 28, 19-20; Jo 3, 1-8; At 8,36-37; Rm 6,3-11; Gl 3,26-27;

Confirmação ou Crisma:

O homem já adulto responde à realidade do Crescimento que acontece no sacramento do Crisma (ou confirmação do Batismo). Com a graça especial do Espírito Santo para que o cristão adulto possa defender sua fé; é força do Espírito Santo para as...
tracking img