Os setes sabees

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1218 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE MARIA THERESA
POS GRADUAÇÃO LATU SENSU EM ADMINISTRAÇÃO, SUPERVISÃO E ORIENTAÇÃO
DISCIPLINA: ATIVIDADE DE PESQUISA
PROFESSORA: CARLA MARINA LOBO
ALUNA: THAIS PERRUT REBELLO
FICHAMENTO

“ Por acreditar que seja possível a construção de uma Orientação Educacional vista como uma pratica social ampla, a serviço da escola pública, tão repleta de desafios, é que desenvolvemos apresente pesquisa...” (P.102).
“Historicamente, os cursos de pedagogia tem formado profissionais para o exercício de funções ligadas `a gestão educacional: administradores escolares, orientadores educacionais e supervisores de ensino, tais profissionais, muitas vezes, ao mudarem de estado, encontram realidades profissionais diferentes e , em muitas delas, o seu campo profissional apresenta –serestrito...” (p.102).
“A existência e a permanência do orientador educacional na rede escolar é bastante questionada e o enfoque dado às atividades que desempenha passa por modificações, de acordo com os estados, em suas lamentações.” ( p102).
“Segundo Pimenta (1988), a orientação educacional teve origem, aproximadamente, em 1930, a partir da orientação profissional que se fazia no EUA...(p103).
“A Lei5.564, de 21/12/68, demonstra, assim como a LDB em vigor naquela época, preocupação com a formação integral do adolescente, embora traga orientações também referentes ao mesmo primário como era naquela época designado o ensino fundamental. (p104).
“Os referenciais teóricos confusos e obscuros tem contribuído para a colocação da função do orientador no baú do esquecimento. Esteve ligada ásrelações de poder dentro da escola, ás funções de comando, contribuindo para a divisão social do trabalho reproduzida dentro da escola”...(p104).
Pode-se dizer que o campo de atuação do orientador educacional era, inicialmente, apenas e tão somente focalizar o atendimento ao aluno, aos seus “ problemas”, á sua família, aos seus “desajustes” escolares, etc., pouco ou quase nada voltando á autonomia doaluno e á sua contextualização com cidadão. (p105).
“... Assim, os pressupostos teóricos começam a ser repensados e rediscutidos. O orientador começa a participar de todos os momentos da escola, discutindo questões curriculares, como objetivos, procedimentos, critérios de avaliação, metodologias de ensino, demonstrando sua preocupação com o aluno e o processo de aprendizagem...” (p105).
“Villon(1994) diz que o trabalho do orientador educacional deve ser o de propiciar a aproximação entre a escola e a comunidade, desvelando os papéis e a influencia que diversas instituições, tais como clube, industrias, comércios locais, associações, clubes,etc. exercem na comunidade...”(p106)
“Assis (1994) apresenta a importância do papel do orientador educacional como co-responsável pela aprendizagemdos alunos.... Questiona a formação profissional , mostrando que há necessidade do domínio de conteúdos necessários a uma nova atuação. A autora diz que a Filosofia ajuda o orientador educacional no sentido da práxis pedagógica e acrescenta: “ outros conhecimentos devem fundamentar a prática do orientador educacional...(p106)
“ não resta dúvida de que a gestão escolar que visa á emancipaçãonecessita de apoio e trabalho conjunto de diferentes profissionais da educação, em suas diferentes frentes de atuação, que não pode ser relegadas a segundo plano. Toda escola realiza um trabalho pedagógico composto por situações de caráter burocrático-administrativo e situações de caráter pedagógico-administrativo. O primeiro grupo envolve, prioritariamente, a documentação escolar. Envolve, ainda, aorganização e a divisão do trabalho propriamente dito: a divisão de função, a determinação de horários a serem cumpridos pelos funcionários e horários de funcionamento dos diferentes setores...” (p108)
“... destaca-se, então, que a escola precisa ter um profissional que coordene todo o trabalho docente. E este é o profissional conhecido como “coordenador pedagógico”, mais especificamente, o...
tracking img