Os Sete C's

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3527 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de maio de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
OS SETE C´s


O presente trabalho tem como objetivo a apresentação dos Sete C´s, os quais são considerados como as características de uma organização que utiliza a arquitetura organizacional. Todavia, antes é necessário compreender o que vem a ser a arquitetura organizacional, para um melhor entendimento de como as referidas características se encaixam dentro do conceito.
Segundo Araujo(2001) “é uma abordagem que prima pela adequação entre as várias vertentes organizacionais que influenciam no seu desempenho. Essa tecnologia visa à harmonia dos principais elementos da empresa, esperando com isso construir uma organização mais forte.”
Em outras palavras, consiste em um modelo que pode ser usado para representar seu completo ciclo de vida. Tal modelo pode auxiliar no processo deplanejamento e análise da organização, auxiliando assim executivos de uma empresa a não andarem às cegas no tocante às decisões de caráter fundamental.
Mas por que a arquitetura organizacional?
Ora, uma empresa precisa ter, para operar em seu nível ótimo, um conjunto de características ou mesmo competências as quais são, nada mais nada menos que o sustentáculo dos processos e sistemas pelosquais ela realiza seu propósito e atende as necessidades de seus clientes. Tais competências são o tema de nosso trabalho: os Sete C´s, ou seja: Confiança, Comprometimento, Co-criação (ou Criação Conjunta), Conexão, Comunicação, Celebração e correção do curso e por fim, Clima Bom.
Vale lembrar que para se alcançar tais características são necessários alguns passos, como:
0. Introdução dos novosconceitos relativos à arquitetura organizacional;
1. Diagnóstico – no qual se avalia e compreende a posição atual da organização da organização no mercado;
2. Estabelecimento de propósitos, valores e missão;
3. Identificação de tendências e de fatores influenciadores externos;
4. Finalização da visão de futuro. Num primeiro momento, a visão assentou-se em valores e propósitos. Agora, conjugatambém, como elementos de sua criação, o foco no cliente e o ambiente externo;
5. Traça-se uma espécie de mapa de transição gerencial que indicará os pontos prioritários a serem tratados dentro da organização, ressaltando o que deve ser mudado e justificando o que deve ser mantido;
6. Consenso e alinhamento entre os membros da organização, para que a visão possa tornar-se realidade;
7.Essa é a etapa em que se transforma a visão em ação;
8. A Comunicação dentro da empresa precisa aqui, servir de instrumento de divulgação e afirmação do novo projeto organizacional;
9. Celebração de vitórias e correção de erros;
10. Construção de um clima favorável à mudança, que permita novos projetos de reconfiguração da empresa no futuro, sempre de sorte a atender às necessidades eexpectativas de clientes e ambiente externo.

Tais passos são muito objetivos e fica a critério dos gestores fazer os ajustes necessários à organização da qual faz parte.
A seguir uma exposição detalhada das referidas competências.





1º C - CONFIANÇA



Uma organização madura, uma organização ética, é aquela na qual as pessoas se sentem confiantes, ou seja, tais pessoas confiam em sipróprias e umas nas outras e além disso, sentem-se criadoras, sentem-se parte daquela empresa, sentem peças importantes daquele contexto.
Tais colaboradores sentem-se seguros em relação a suas atividades e a própria organização. São questionadores quanto aos processos numa busca de maximizá-los, afinal eles detêm os conhecimentos, habilidades e informações que necessitam para transformar osobjetivos estratégicos em realidade, para arquitetar e implantar uma nova empresa que será bem sucedida nos confrontos com os desafios do futuro.
Além do mais acreditam que o poder de uma empresa competitiva e forte no mercado é real, acreditam do poder de sua organização.



2 º C – Compromisso ou Comprometimento

Compromisso ou comprometimento é a dedicação extensiva a toda a empresa, de...
tracking img