OS sete saberes de Edgar Morin

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1867 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de agosto de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL
COORDENADORIA INSTITUCIONAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
INSTITUTO DE GEOGRAFIA, DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE
GEOGRAFIA LICENCIATURA EAD




LUCIANA PEREIRA BEZERRA







NATUREZA, SOCIEDADE E DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO








Arapiraca/AL
2014
LUCIANA PEREIRA BEZERRA











NATUREZA,SOCIEDADE E DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO

Trabalho de pesquisa realizado na disciplina de Natureza, Sociedade e Desenvolvimento Científico do curso Geografia Licenciatura EAD, na Universidade Federal de Alagoas, Universidade Aberta do Brasil, Coordenadoria Institucional de Educação a Distância, no Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente, como requisito para obtenção de nota.Orientação: Me. Ricardo Santos de Almeida.





Arapiraca/AL
2014


Síntese Descritiva


Segundo Edgar Morin em seu livro Os sete saberes da educação do futuro o mesmo relata que para articular e organizar os conhecimentos e assim reconhecer e conhecer os problemas do mundo é necessário a reforma do pensamento. O conhecimento das informações ou dos dados isolados é insuficiente. Épreciso situar as informações e os dados em seu contexto para que adquiram sentido.
A sociedade comporta as dimensões histórica, econômica, sociológica, religiosa. O conhecimento pertinente deve reconhecer esse caráter multidimensional e nele inserir estes dados. Os desenvolvimentos próprios a nossa era planetária nos confrontam cada vez mais e de maneira cada vez mais inelutável com os desafios dacomplexidade. A educação deve favorecer a aptidão natural da mente em formular e resolver problemas essenciais e, de forma correlata, estimular o uso total da inteligência geral.
Na missão de promover a inteligência geral dos indivíduos, a educação do futuro deve ao mesmo tempo utilizar os conhecimentos existentes, superar as antinomias decorrentes do progresso nos conhecimentos especializados eidentificar a falsa racionalidade. A educação deve favorecer a aptidão natural da mente em formular e resolver problemas essenciais e, de forma correlata, estimular o uso total da inteligência geral. Edgar nos diz que o conhecimento especializado é uma forma particular de abstração.
Como nossa educação nos ensinou a separar, compartimentar, isolar e, não, a unir os conhecimentos, o conjuntodeles constitui um quebra-cabeça ininteligível. O problema dos humanos é beneficiar-se das técnicas, mas não submeter-se a elas. Por todo o planeta, o desmatamento e a retirada das árvores em milhares de hectares contribuem para o desequilíbrio hídrico e a desertificação das terras.
De tudo isso resultam catástrofes humanas cujas vítimas e cujas conseqüências não são reconhecidas nemcontabilizadas, como se faz com as vítimas das catástrofes naturais. Existem desafios da complexidade com os quais os desenvolvimentos próprios de nossa era planetária nos confrontam inelutavelmente.
A educação do futuro deverá ser o ensino primeiro e universal, centrado na condição humana. As ciências humanas são elas próprias fragmentadas e compartimentadas.
Segundo Morin em seu livro os sete saberes omesmo nos diz que a importância da humanização é primordial à educação voltada para a condição humana, porque nos mostra como a animalidade e a humanidade constituem, juntas, nossa condição humana. Somos originários do cosmos, da natureza, da vida, mas, devido à própria humanidade, à nossa cultura, à nossa mente, à nossa consciência, tornamo-nos estranhos a este cosmos, que nos parecesecretamente íntimo.
O homem somente se realiza plenamente como ser humano pela cultura e na cultura. A mente humana é uma criação que emerge e se afirma na relação cérebro-cultura. Com o surgimento da mente, ela intervém no funcionamento cerebral e retroage sobre ele. A diversidade não está apenas nos traços psicológicos, culturais, sociais do ser humano. A educação deverá ilustrar este princípio de...
tracking img