Os sertões

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 5 (1248 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 30 de setembro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Em Os Sertões, de Euclides da Cunha, a natureza:
a) condiciona o comportamento do homem, de acordo com as concepções do determinismo cientifico de fins do século XIX;
b) é objeto de uma descrição romântica impregnada dos sentimentos humanos do autor;
c) funciona como contraponto à narração, ressaltando o contaste entre o meio inerte e o homem
agressivo;
d) é o tema da primeira parte daobra, A Terra, mas não funciona como elemento determinante da ação;
e) é cenário desolador, dentro do qual vivem e lutam os homens que podem transformá-la, sem que sejam por ela transformados.

2. (UFC)
Na manhã do dia seis
Canudos foi destruída
Com bombardeios e incêndios
Não ficou nada com vida
Dizem que o Conselheiro
Tinha morrido primeiro
Na Belo Monte Querida
FRANÇA, A.Q. de;RINARÈ, R. do. Antônio Conselheiro e a Guerra de Canudos. Fortaleza; Tupynanquim, 2002.

Em relação aos movimentos como o de Canudos, é correto afirmar que:
a) foram movimentos que se limitaram às regiões Norte e Nordeste do Brasil, marcadas pela presença dos latifúndios.
b) foram movimentos sem grande repercussão, visto que se situavam no campo e a maior parte dos trabalhadores do paísencontrava-se nas cidades.
c) no campo o domínio dos coronéis era absoluto, e esses movimentos sociais tiveram que se disfarçar como um movimento de conteúdo religioso, para evitar a repressão.
d) foram movimentos nos quais se combinavam conteúdos religioso e social, pois questionavam o poder das autoridades civis e religiosas.
e) foram movimentos de conteúdo exclusivamente religioso, marcados pelofanatismo, reprimidos por Pedro II e pelos republicanos que se esforçavam para construir um país civilizado.

3. A comunidade de Canudos, formada na década final do século XIX, contestava a distribuição de terras no sertão nordestino e buscava, com a formação do arraial, tirar parte da população sertaneja da situação de miséria e abandono em que se encontrava. À frente da comunidade havia um líderreligioso conhecido como:
a) monge José Maria
b) João Maria
c) João Campos
d) Antônio Conselheiro
e) Antônio Milagreiro.

5. Assinale a única alternativa INCORRETA a respeito da obra de Euclides da Cunha.
a) Em OS SERTÕES, o autor se utiliza de uma linguagem preciosista e rebuscada, em que pontificam os termos emprestados à ciência da época, os adjetivos exagerados e os verboscuidadosamente escolhidos.
b) OS SERTÕES é o produto final de um longo trabalho de pesquisa bibliográfica, de uma engajada cobertura jornalística realizada 'in loco' pelo autor e da revisão de anotações detalhadas feitas por Euclides da Cunha durante sua estada no sertão baiano.
c) A utilização de personagens ficcionais lado a lado com as figuras históricas que protagonizam os acontecimentos de OS SERTÕESpermite a Euclides da Cunha inserir suas impressões pessoais sobre o episódio e, além disso, estabelece nexos entre as ações isoladas.
d) Nas duas primeiras partes de OS SERTÕES o autor se mostra adepto das doutrinas científicas da época, que não viam com bons olhos a mestiçagem e estabeleciam uma relação direta entre herança biológica e progresso material dos povos.
e) Na última parte de OSSERTÕES, A LUTA, opera-se uma transformação do ponto de vista do autor, que, graças à técnica narrativa utilizada, contagia o leitor: inicialmente vistos como fanáticos, os sertanejos de Canudos conquistam o respeito e a admiração.

6. Considere as seguintes afirmações sobre OS SERTÕES, de Euclides da Cunha.

I - Nas duas primeiras partes do livro, o autor descreve, respectivamente, o homem e o meioambiente que constituíam o sertão baiano, valendo-se, para tanto, das teorias científicas desenvolvidas na época.
II - Ao descrever os sertanejos, o autor idealiza suas qualidades morais e físicas e conclui que seu heroísmo era resultado da fé nos ensinamentos religiosos do líder Antônio Conselheiro.
III - O autor descreve, na terceira parte do livro, as várias etapas da guerra de Canudos e...
tracking img