Os sentidos do trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1510 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Análise sobre o artigo: Os sentidos do trabalho < http://migre.me/aUtV9 >

Já na introdução do artigo o leitor compreende que o estudo dos Recursos Humanos nunca cessa, visto que as interações humanas estão sempre em constante mudança. Com as novas tecnologias, novas formas de organização aparecem no mundo do trabalho, porém a velha questão «qual o sentido do trabalho?» ainda se mantém noar.

1. A organização do trabalho
As soluções acerca dos problemas de desempenho e produtividade são buscados pelos administradores. A organização de uma empresa, ou seja, a capacidade de alocar um indivíduo em uma função correspondente à sua característica, potencializa o desempenho do funcionário e de suas atividades realizadas dentro da corporação – um comprometimento é criado, já que otrabalhador realiza algo que faz sentido para ele.

1.1. Características do emprego
As características de cada emprego levam a conseqüências sobre os comportamentos pessoais. O sentido na função exercida, o sentimento de responsabilidade e o (re)conhecimento acerca do seu desempenho trazem grande motivação e satisfação ao trabalhador e, o trabalho só faz sentido para este trabalhador quando eleenxerga que o trabalho é importante, útil e legítimo.
Algumas características ajudam a dar sentido ao trabalho, como por exemplo: a variedade de tarefas, começar e ter a possibilidade de concluir o trabalho, e enxergar um resultado positivo daquele trabalho para alguém.
Os resultados destas características positivas do emprego são a forte motivação, o alto desempenho e a grande satisfação, e comoconseqüência, gera baixo absenteísmo e baixa taxa de rotatividade de mão-de-obra.

1.2. A concepção dos sistemas sociotécnicos
Este modelo visa organizar o trabalho, estimulando assim o comprometimento dos indivíduos, melhorando o desempenho da empresa.
São 12 as ações para estimular o comprometimento:

• Pelo trabalho em si:
1. Variedade e desafios: O prazer que há na resolução deproblemas usando alguma competência prévia e/ou adquirida.
2. Aprendizagem contínua: Estímulos ao crescimento pessoal.
3. Autonomia: O prazer de ter a capacidade de decisão.
4. Reconhecimento e apoio: Ajudar e ser ajudado, ter vínculos.
5. Contribuição social que faz sentido: O prazer de contribuir para o bem da sociedade.
6. Um futuro desejável: Ter esperança e se ver melhor (pessoal eprofissionalmente) no futuro.

• Pelas condições do emprego:
7. Um salário justo e aceitável
8. Estabilidade no emprego
9. Vantagens apropriadas
10. A segurança
11. A saúde
12. Processos adequados

2. Pesquisa de campo
Foi feita uma pesquisa para estudar o sentido do trabalho. Foi feito um questionário onde os indivíduos podiam explicitar estes sentidos.

2.1. O que é o trabalho?
Muitasdefinições podem ser dadas, como por exemplo: “uma atividade útil, determinada por um objetivo definido além do prazer gerado por sua execução”.
O trabalho e emprego não são a mesma coisa, mas para a maioria das pessoas existe pouca diferença entre os dois. E em quase todos os casos, o salário é um elemento importante no contexto de trabalho.
De acordo com o artigo, o trabalho para aqueles indivíduosé: “uma atividade remunerada, que apresenta um valor agregado, que lhes permite melhorar e que traz uma contribuição para a sociedade”.

2.2. Características de um trabalho que tem sentido
Segundo os resultados apresentados na pesquisa com os estudantes de administração, o trabalho é mais que um simples “ganha-pão”. O trabalho é um meio de emancipação:
1. Pelo salário, o indivíduo tem a suaindependência.
2. Pelas suas atividades, o indivíduo desenvolve seu potencial e se conhece.
3. Pelas relações sociais no trabalho, o indivíduo consolida as redes sociais.
4. Pelos resultados, o indivíduo enxerga os benefícios gerados pelo seu trabalho para a sociedade e pode dar um sentido à sua existência.
Os sentidos que estes estudantes dão ao trabalho são:
1. Boas condições de trabalho:...
tracking img