Os sentidos do trabalho e as condições humanas nas organizações

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2765 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CAMPUS FEIRA ESPECIALIZAÇÃO ACADÊMICA EM ADMINISTRAÇÃO |
|
|

Arivaldo Ferreira Brito

Os Sentidos do Trabalho e as Condições Humanas nas Organizações
Parte 5: Apresentação sobre Tempos de Trabalho e Não-Trabalho




Orientador: Prof. Jair Nascimento Santos, PhD

Arivaldo Ferreira Brito

RESUMO
Este estudo nasceu da apresentação e discussão do seminário da disciplinade Gestão de Recursos Humanos cujo tema: Os Sentidos do Trabalho e as Condições Humanas nas Organizações – buscou evidenciar a história do trabalho, conceitos e concepções sob a luz de diversos autores. O seminário foi dividido com outros integrantes, dos quais, cada um buscou enriquecer a discussão com conteúdos a respeito da evolução histórica do trabalho, condições do trabalho, comportamentoorganizacional, formação da mão-de-obra, empregabilidade, entre outros assuntos. Este resumo irá focar uma reflexão sobre a relação dos tempos de dedicação ao trabalho e as dificuldades hoje encontradas pelos executivos em equilibrar os momentos de não-trabalho, ou seja, suas relações afetivas, o lazer, como também o convívio social com outras pessoas. Como forma de buscar um equilíbrio destasrelações, algumas organizações tem buscado junto à área de Gestão de Pessoas novos mecanismos de melhorar a satisfação e motivação dos executivos e funcionários das organizações modernas, com flexibilização de horários, controles de produtividade diferenciados, ambientes de trabalho com estruturas de lazer. Ainda que se levantem questionamentos, algumas organizações têm conseguido bons resultados ecomo exemplo, este resumo cita o case do Google, empresa pela qual foi eleita como a melhor empresa para se trabalhar nos últimos anos.
Palavras-Chaves: Tempos de Trabalho, Não-Trabalho, Executivos, Lazer.

INTRODUÇÃO
Ao longo de toda a história da humanidade tem se observado a importância do trabalho na vida das pessoas, o trabalho tem contribuído para a formação do caráter do ser humano,utilizando as coisas naturais como também modificando o ambiente ao qual o homem está inserido que ao mesmo tempo procura satisfazer suas necessidades. No entanto, discute-se qual o verdadeiro sentido do trabalho e como atualmente as organizações estão se preparando ou proporcionando as condições necessárias em uma sociedade que concorre com as adversidades de um ambiente cada vez mais competitivo eestressante.
Segundo Coda, o trabalho quando é provido de significado para o indivíduo, há um sentimento de gratidão e prazer, o que o leva a resultados que beneficiam a busca de um maior conhecimento dos próprios desejos e necessidades, com conseqüente envolvimento com as atividades mais significativas. As empresas que buscam um maior ajuste entre os objetivos organizacionais e as expectativasdos indivíduos alcançam resultados em qualidade, sinergia e eficácia. Este alinhamento está em conformidade com as novas abordagens da Gestão de Pessoas, onde passa a fazer parte das decisões estratégicas das organizações.
O principal objetivo deste resumo está em apresentar o impacto que vem causando ao longo dos anos na vida em especial dos executivos pela ausência de lazer, como acentralidade do trabalho e como eles subestimam o impacto das novas tecnologias como extensor da sua longa jornada de trabalho.

REFERENCIAL TEÓRICO
Para legitimar este estudo, o mesmo se baseia em uma pesquisa envolvendo 965 executivos (presidentes, vice-presidentes/diretores e gerentes de 3º nível) de 344 grandes empresas que atuam no Brasil realizada pelo Instituto Datafolha (2003). Observou-se que asmaiores dificuldades destes executivos estão na quantidade de tempo dedicado como também a centralidade nas organizações, o lazer como uma dimensão esquecida nos estudos organizacionais, as viagens e eventos de negócios, e como também as tecnologias atuais tem contribuído para alongar a jornada de trabalho com dispositivos que os mantém conectados o tempo todo.
Na pesquisa se observou também...
tracking img