OS SEMICONDUTORES Trabalho

1455 palavras 6 páginas
1. OS SEMICONDUTORES
Os materiais semicondutores são materiais, os quais possuem uma resistência situada entre a dos materiais condutores e isolantes. Os principais materiais semicondutores utilizados na eletrônica são o Germânio (Ge) e o Silício (Si), sendo este último o mais utilizado.
2. CARACTERÍSTICAS DOS SEMICONDUTORES
Em química sabe-se, que em condições normais, os átomos que possuem 4 elétrons na última camada de valência não são estáveis.
Os semicondutores se enquadram nesse grupo, mas por causa da forma com que agrupam seus átomos (cada átomo fica equidistante e, relação a quatro outros átomos, ou seja, uma estrutura cristalina) eles conseguem alcançar a estabilidade fazendo quatro ligações químicas covalentes, conseguindo 8 elétrons na última camada, e por consequência ficam estáveis quimicamente.
Os semicondutores formam Bandas de Energia, com as seguintes características:

São formadas bandas, separadas por Lacunas. A última banda é chamada de:
Banda de Condução. Logo abaixo existe a Banda de Valência, e em baixo as outras camadas. Na temperatura 0 K, a banda de condução vai estar totalmente vazia, e a banda de valência totalmente preenchida (Na imagem acima a temperatura está mais elevada).
Quando o material é aquecido, alguns elétrons saem da banda de valência e passam para a banda de condução. Isso somente é possível devido ao ganho de energia no elétron, pois para passar à uma banda superior, deve ter energia o suficiente (representado por ∆E).
3. DOPAGEM
Dopagem eletrônica consiste num procedimento de adição de impurezas químicas a um elemento semicondutor para transformá-lo num elemento mais condutor, porém, de forma controlada.
O conceito de semicondutor intrínseco está relacionado ao cristal que, não intencionalmente, possui não mais de um átomo de elemento químico estranho para cada um bilhão de átomos do material escolhido. O teor de impureza, neste caso, é chamado 1 ppb, ou uma parte por bilhão. A interferência da impureza não é

Relacionados

  • Business intelligence
    7319 palavras | 30 páginas
  • Regiliao
    80702 palavras | 323 páginas