Os seis graus graus que podem mudar o planeta

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2310 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de fevereiro de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto


Se o mundo aquecer 1ºgrau
O Árctico não terá gelo durante metade do ano, abrindo aos navios a lendária passagem do noroeste. Dezenas de milhares de casas junto ao Golfo de Bengala são inundadas. O Atlântico Sul começa a ser fustigado por furacões, intensas secas na zona Ocidental dos EUA provocam falta de cereais e carne no mercado global. É provável o aparecimento de novos desertos entreTexas e Califórnia. Os padrões agrícolas são visivelmente alterados, por exemplo hoje é possível existirem viniculturas e plantações de oliveiras em Inglaterra enquanto a zona francesa de produção de champanhe está a aquecer demais para continuar a produzir uvas. Em breve as temperaturas do verão inglês serão semelhantes às mediterrânicas.
Com 1ºC de aquecimento no mundo ocorrem incêndios naAustrália que já era o continente mais seco do Mundo e agora está a sofrer a pior seca dos últimos 1000 anos, pois os climatologistas prevêem que os incêndios piorem daqui a 30 anos. O aquecimento global não significa apenas o lento aumento das temperaturas médias, este fenómeno altera completamente o funcionamento da Terra e é por isso que podemos ver secas numa região, inundações noutra ou atémesmo uma sucessão de secas e inundações no mesmo local.
As primeiras alterações acontecem na atmosfera constituída por uma pequena percentagem de gases com efeito de estufa (um cocktail de vapor de água, metano, dióxido de carbono, óxido nitroso e ozono) que retêm a radiação emitida pela Terra, há medida que a concentração desses gases aumenta eles retêm mais calor o que pode afectar radicalmenteo clima em todo o planeta.
Ao longo dos últimos 250 anos as emissões dos gases com efeito de estufa subiram em flecha há medida que descobríamos cada vez mais formas de utilizar mais e mais energia e o CO2 é o preço oculto que pagamos e há agora 383 moléculas de CO2 em cada milhão, parece insignificante mas há medida que a concentração de CO2 aumenta o mesmo acontece com a temperatura em todo oplaneta.
Estamos tão próximos dos pontos de viragem que temos mesmo que estabilizar os níveis de CO2. O planeta já passou por alterações climáticas mas geralmente estas processam-se ao longo de milhares ou milhões de anos agora o aquecimento global está a ser medido em décadas até em anos, por isso há imensas espécies que não vão conseguir acompanhar o ritmo, aquecer a esta velocidade poderálevar-nos para território desconhecido.
O aquecimento global começou por o nosso apetite insaciável por energia, quase 90 % da energia do Mundo começa por ser um combustível fóssil: carvão, petróleo, gás natural, mas é impossível escapar à química resultante da queima de restos mortais fossilizados de animais e plantas pré-históricos: o dióxido de carbono. Juntos, estes três combustíveisconstituem a maior fonte de emissões de CO2 que inundam a atmosfera, eles melhoraram a qualidade de vida de gerações e é difícil imaginar como seria passar sem eles, pois o impacto carbónico de tudo o que fazemos vai-se acumulando.
Nota: Nos EUA a emissão de gases resultantes do processo de produção de cheeseburguers é maior que a emissão de GEE de todos os automóveis!





Se o mundo aquecer2 º graus
Poderá ameaçar o delicado equilíbrio da natureza do fundo dos mares aos cumes mais altos do mundo. As alterações deixarão de ser graduais: os glaciares da Gronelândia desaparecem, a falta de gelo já é tanta que os ursos polares tem dificuldades de locomoção, os insectos migram em novas e estranhas direcções, há medida que um clima temperado avança para norte dos EUA os escaravelhos dospinheiros matam as árvores das florestas de casca branca a principal fonte de alimento para um urso pardo no Outono, novas florestas instalam-se na tundra que derrete no Canadá, as ilhas de Tuvalu no Pacífico desaparecem sob as marés que sobem sob o efeito do aquecimento global.
Um aquecimento de 2ºC no ecossistema marinho é muito mais severo, podemos vir a perder a maioria dos recifes de...
tracking img