Os sais mine

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (615 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
rais


Os sais e a água do mar

O estudo dos compostos químicos presentes no mar é muito importante para diagnosticar eventuais problemas com a vida aquática de plantas e peixes, e jápossui uma área de estudos específica: Oceanografia Química, estudo da composição dos ambientes marinhos e das interações das espécies químicas com a vida aquática.
A água do mar tem composiçãoquímica quase constante. Há cerca de 70 elementos dissolvidos na água do mar, mas apenas seis desses constituem mais de 90% dos sais dissolvidos.
Cerca de 70% da superfície da Terra está cobertade água, e a maior parte dela é água marinha. A composição da água marinha contém aproximadamente 3,5% de sais, sendo a maior parte cloreto de sódio, também conhecido como sal comum ou sal de cozinha.Dentre os componentes da água do mar estão os sais: cloreto de sódio (NaCl), sulfato de cálcio (CaSO4), sulfato de magnésio (MgSO4) e cloreto de magnésio (MgCl2). Destes, o cloreto de sódioequivale a 80 % e os demais estão contidos nos 20% restantes.
Mas por que é importante saber sobre os sais presentes nos oceanos?
A quantidade de sais na água do mar varia de acordo com aregião e influi diretamente na vida dos peixes. Para ser considerada normal, ela precisa obedecer à proporção de 35 g/L (35 gramas de sal para cada litro de água). Há exemplos de mares nos quais a águacontém proporções abaixo ou acima da concentração considerada normal de sal em água.
O Mar Báltico possui 30 g/L de sal em água e o Mar Vermelho 40 g/L. Qual destes ambientes não é favorável àvida aquática? A maior quantidade de sais no Mar Vermelho afeta a população de peixes, ocasionando sua morte.
O Mar morto, localizado no Oriente Médio, é um exemplo de lago altamente salinoonde é praticamente impossível existir vida, já que a quantidade de sais é de cerca de 300 gramas para cada litro de água.
Um aspecto favorável à vida aquática é a presença de sulfato de...
tracking img