Os saberes docentes necessários ao educador do projovem face ao enfrentamento das especificidades de um currículo integrado permeiando as realidades de uma segregação escolar.

12353 palavras 50 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
CENTRO DE EDUCAÇÃO
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DA EDUCAÇÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS DA JUVENTUDE

NADEJE MARIA DA CUNHA

OS SABERES DOCENTES NECESSÁRIOS AO EDUCADOR
DO PROJOVEM FACE AO ENFRENTAMENTO DAS
ESPECIFICIDADES DE UM CURRÍCULO INTEGRADO PERMEIANDO AS REALIDADES DE UMA SEGREGAÇÃO ESCOLAR.

Recife/2010
INTRODUÇÃO
Nos caminhos para a profissionalização do magistério, encontramos atualmente em número crescente, o surgimento de novas instituições de ensino que oferecem vários cursos de graduação nas áreas de educação, graduando os futuros educadores para lecionarem nas diversas disciplinas básicas e suas diversidades de culturas.
As últimas décadas do século XX foram marcadas tanto nos países europeus,como nas Américas,por tempos de reformas educacionais carregadas de propostas inovadoras as mais diversas.
O intenso desenvolvimento do universo de conhecimento e sua divulgação,aliando o binômio poder e saber nas sociedades contemporâneas,gerou novos contextos para o campo educacional.
A busca da primazia econômica,política e cultural no movimento de globalização encontra na educação os alicerces para enfrentar a alta competitividade da vida moderna.
A racionalidade instrumental e técnica que caracterizou a modernidade se transforma,cedendo novos espaços para a razão comunicativa na leitura do real,de imediato,recorre-se á educação como recurso imprescindível para assegurar as bases da nova sociedade da informação onde o trabalho não se limita mais á mera transformação instrumental da matéria,mas prioriza a ação sobre o humano .
De sobra,o professor é apresentado como sujeito chave para o sucesso ou o fracasso dos processos educacionais,generaliza-se ainda mais o questionamento sobre a formação dos formadores nos mais diversos níveis dos sistemas de ensino.
Contemplando as tendências atuais de formação,(Tardif,Lessard e Gauthier,1998) diz

Relacionados