Os riscos quimicos quer um soldador sofre

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 5 (1035 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 5 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Os principais riscos da soldagem

1.1 Riscos da fumaça de metal

A composição de fumaças de solda varia conforme o eletrodo aplicado. O Eletrodo geralmente consiste em núcleo do fio e revestimento de eletrodo. Além do grande volume de ferro, o núcleo de fio ainda contém carbono, manganês, silício, cromo, níquel, enxofre, fósforo, etc; enquanto os materiais contidos no revestimento de eletrodosão principalmente mármore, fluorita, rutilo, sal, soda, silicato de sódio, ferro-manganês, etc. Durante o processo de solda, uma descarga de arco pode gerar uma temperatura de 4000ºC – 6000°C, durante a fusão de solda, uma quantidade grande de fumaça será liberada, cujos componentes principais são óxido de ferro, óxido de manganês, dióxido de silício, silicato, etc.. As fumaças e partículas depoeira expandem –se sobre o ambiente de trabalho, sendo fácil de ser inaladas.A Inalação por longo tempo destas pode causar fibrose pulmonar, que é também chamado pneumonoconiose, geralmente vem junto com as complicações da doença, tais como manganismo, fluorose, febre de fumaça metal, etc, cujos sintomas principais respiratórios são sensação de aperto no peito, dor no peito, dispnéia, tosse eoutros, junto com dor de cabeça, sensação de fraqueza, etc. a função de ventilação pulmonar também sofre danos.

1.2 Os riscos de gases venenosos

Com alta temperatura e forte radiação ultravioleta, gera-se uma grande quantidade de gases venenosos ao redor da área do arco, dos quais monóxido de carbono, óxido de nitrogênio, etc.

1.2.1 Ozônio é um gás incolor e danoso com um cheiro especialmenteirritante, que causa um efeito fortemente irritante nas membranas de vias respiratórias e pulmões. A inalação de baixa-concentração (0,4mg/m3) deste durante curto tempo pode causar tosse, sensação seca em garganta, sensação de aperto no peito, perda de apetite, fraqueza, etc. A inalação de baixa – concentração deste gás durante longo tempo pode causar bronquite, enfisema e cirrose pulmonar.1.2.2 Monóxido de carbono é um gás não irritante, incolor e inodoro, que pode ser integrado facilmente com a hemoglobina, que carrega oxigênio na circulação sangüínea do corpo humano. Porém, uma vez integrado, o monóxido de carbono será dificilmente separado da hemoglobina. Por isso, quando uma grande quantidade de hemoglobina estiver integrada com monóxido de carbono, o oxigênio perde sua vez deintegrar –se com a hemoglobina. Isso resulta em necrose em tecido do corpo humano devido a hipóxia causada por impedimento de metabolismo e circulação de oxigênio.

1.2.3 Óxido de nitrogênio é um gás venenoso com cheiro irritante. Dióxido de nitrogênio é o gás mais acessível entre todos óxidos de nitrogênio, possui odor malcheiroso e coloração marrom avermelhado Uma vez inalado, este entra noalvéolo pulmonar através da via respiratória superior e progressivamente interage com água, formando ácido nítrico e ácido nitroso. Tais ácidos podem irritar fortemente e corroer o tecido pulmonar, causando pneumonedema.

1.3 Os riscos de radiação emitidos pelo arco de solda

A radiação gerada por fusão de solda consiste em raios infravermelho, luz visível e raios ultravioletas. O raioultravioleta prejudica corpo humano através da ação fotoquímica. Ademais, raio ultravioleta também pode prejudicar os olhos e a pele expostos, causando keratoconjuntivitis (oftalmia elétrica) e eritema cutânea. Os sintomas principais são oftalmalgia, fotofobia, dacryorrhea, inchação vermelha e espasmo de pálpebra. Na pele exposta a raios ultravioleta pode aparecer eritema edematoso com delimitação evidente;no caso severo, até aparecendo vacúolo, infiltração e inflamação junto com a sensação notável de queimadura.

2. Proteção de ferimentos ocupacionais durante processo de solda

Em resumo, há vários fatores de risco em processo de soldagem que não podem ser negligenciados. Para reduzir ferimentos ocupacionais de soldadores, uma série de medidas preventivas deve ser considerada.

2.1...
tracking img