Os riscos da industria da Fundção para a saúde

704 palavras 3 páginas
TÍTULO: Os Riscos para a Saúde dos Trabalhadores Presentes nas Indústrias de Fundição
AUTORIA: Paula Neves, Técnica de Saúde e Ambiente
PUBLICAÇÕES: TECNOMETAL n.º 112 (Setembro/Outubro de 1997)
Na sequência da entrada em vigor do Decreto-Lei n.º 26/94, de 1 de Fevereiro, com as alterações que lhe foram introduzidas pela Lei n.º 7/95, de 29 de Março , constitui actualmente obrigação da entidade patronal promover a organização das actividades de saúde, higiene e segurança no trabalho, devidamente adaptadas às suas condições de trabalho e actividade desenvolvida, com o objectivo de prevenir os riscos profissionais e promover a saúde e segurança dos trabalhadores.
Com o presente artigo pretende-se, de uma forma necessariamente sintética, salientar alguns dos riscos para a saúde presentes nas indústrias de fundição.
Contudo não será indicada qualquer forma de prevenção dos riscos apresentados, uma vez que essa função caberá aos serviços de segurança, higiene e saúde de cada empresa, que após identificação e avaliação das situações de risco, deverá selecionar a medida correctiva que melhor se ajuste a cada situação concreta.

Riscos provocados por poeiras de sílica livre
A inalação de poeiras contendo sílica livre (quartzo, tridimite e cristobalite), pode provocar, nas fundições de ferro e aço, doenças profissionais, das quais se destaca pela gravidade, a silicose, um tipo de pneumoconiose caracterizada pelo depósito de pó nos pulmões.
Riscos ligados à inalação de poeiras e/ou fumos metálicos
Os metais utilizados nas indústrias metalúrgicas, de uma forma geral, libertam pó e fumos que penetram no corpo humano pela via respiratória ou digestiva.
Os mais perigosos e frequentes são os de chumbo, níquel, cobre, estanho, zinco, ferro e alumínio e libertam-se, entre outras, durante as operações de decapagem, granalhagem, rebarbagem e polimento.
A permanente inalação ou ingestão do pó de alguns destes metais pode dar origem a doenças graves, pelo que é necessário o despiste

Relacionados

  • Administrativo 2 Certo
    15411 palavras | 62 páginas