Os reflexos da Crise de 1929 na economia e na política do Brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1831 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de junho de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto

Introdução

A Grande Depressão, também chamada por vezes de Crise de 1929, foi uma grande depressão econômica que teve início em 1929, e que persistiu ao longo da década de 1930, terminando apenas com a Segunda Guerra Mundial. 
As exportações de produtos agrários e minérios de países da América Latina caíram de 1,2 bilhão de dólares em 1930 para 335 milhões de dólares, os efeitos da crisefizeram com que em alguns destes países, muitos agricultores passassem a investir seu capital na manufatura, causando a industrialização destes países, em especial o Brasil.

A Grande Depressão ou a Crise econômica de 1929 nos EUA

Com a retratação do consumo de produtos importados na Europa, as indústrias norte-americanas, que haviam aumentado significativamente a produção, não tinham maispara quem vender os seus artigos.
A crise de 1929 foi, portanto, uma crise de superprodução: havia mais mercadorias do que consumidores, consequentemente os preços caíram. Os resultados foram à falta de opções para aplicar o capital, a queda dos lucros, a retratação geral da produção industrial, a paralisação do comércio e o desemprego.

Quebra da Bolsa de Valores de Nova Iorque

Uma grandeparte da expansão industrial dos Estados Unidos se fez com a venda de ações das empresas nas bolsas de valores. 
Em 24 de outubro de 1929, os preços das ações na Bolsa de Valores de Nova Iorque caíram subitamente. Estes preços estabilizaram-se ao longo do final de semana, para caírem drasticamente novamente na segunda feira, 28 de outubro. Muitos acionistas entraram em pânico. Cerca de 16,4 milhõesde ações subitamente foram postas à venda na terça feira, 29 de outubro, dia atualmente conhecido como Terça-Feira Negra.
Os preços destas ações continuariam a flutuar, caindo gradativamente nos próximos três anos. As milhares de pessoas que tinham todas as suas riquezas na forma de ações eventualmente perderiam tudo o que tinham.
Durante este período, milhares de estabelecimentos bancários,financeiros, comerciais e industriais foram fechados. Outros foram obrigados a demitir parte de seus trabalhadores ou a reduzir salários em geral.
A súbita quebra da Bolsa de Valores de Nova Iorque causou uma grande incerteza entre a população americana, quanto ao futuro do país. Muitos decidiram cortar gastos supérfluos. Outras pessoas, aquelas que haviam comprado produtos através de empréstimo eprestações, reduziram ainda mais seus gastos, para assim poder economizar dinheiro para efetuar seus pagamentos.
Com a quebra da Bolsa de Valores de Nova Iorque de 1929, bancos e investidores perderam grandes somas em dinheiro. A situação dos bancos era agravada pelo fato que muitos destes bancos haviam emprestado grandes somas de dinheiro a fazendeiros. Após o início da Grande Depressão, porém,estes fazendeiros tornaram-se incapazes de pagar suas dívidas. Pessoas que utilizavam os bancos, temendo uma possível falência destes, removeram os seus fundos. Assim, várias intuições financeiras foram fechadas.

Combate à Grande Depressão e o fim da recessão nos EUA

Na época, o atual presidente americano Herbert Hoover acreditava que a economia dos Estados Unidos iria recuperar-se, sem aintervenção do governo americano na economia do país fosse necessária. Hoover rejeitou diversas leis aprovadas pelo Congresso, alegando que davam ao governo americano poderes demais.   
Em 1933, Franklin Roosevelt assumiu a Presidência dos Estados Unidos e colocou em prática uma política de recuperação da economia, denominada New Deal (Cem Dias). Rompendo com os pressupostos do liberalismoeconômico, Roosevelt usou o poder do Estado para intervir no setor econômico.
A fim de reaquecer a economia, o governo forneceu meios para que as pessoas voltassem a consumir. As principais ações do New Deal foram a criação do salário-desemprego, o incentivo a atividades que não produzissem bens, mas gerassem empregos (como a construção ou recuperação de obras públicas), o aumento do salário dos...
tracking img