Os recursos materias e energeticos

Introdução

Neste trabalho vamos falar sobre os recursos energéticos e as matérias-primas, aonde estão localizadas e quais são as suas consequências, económicas, ambientais e sócias.

Os recursos energéticos são todos aqueles recursos que directa ou indirectamente originam ou acumulam energia.

As matérias-primas são os nomes dadas a um material que sirva de entradapara um sistema de produção qualquer.

Recursos energéticos
Até meados do século XIX, a sociedade humana utilizava ainda pequenas quantidades de energia nos seus gastos.
A forca muscular dos animais e do próprio Homem, associada ao uso da alavanca, da roda e da roldana, eram suficientes para fazer face às necessidades de então. Posteriormente descobriram-se os combustíveis fósseis. Primeiro ocarvão, depois o petróleo e finalmente o gás natural. Estas fontes de energia revolucionaram a sociedade. Foi possível ao Homem empregar e consumir grandes quantidades de energia e esta foi considerada sinónimo de progresso. Só mais tarde, em 1973, os países se aperceberam de que estavam a basear o seu desenvolvimento, essencialmente numa fonte de energia não renovável – o petróleo.
Os recursosenergéticos são classificados em renováveis e não renováveis.

Recursos energéticos não renováveis

Os recursos energéticos da Terra não são infinitos e, por outro lado diz-se que não são renováveis: a sua formação, no decorrer de uma história geológica, foi tão lenta que não tem comparação possível com o ritmo em que estão a ser explorados e consumidos.

O aumento da utilização dos recursosenergéticos reflecte a evolução técnica (desde a máquina a vapor ao micro circuito), assim como o crescimento da população humana.
:

Os recursos energéticos não renováveis são:

• Petróleo
• O carvão
• Gás natural
• Energia Nuclear

Petróleo

O petróleo é um elemento indispensável à vida moderna. É a partir dele que se produzem os combustíveis que accionam os automóveis, camiões,comboios, barcos e aviões que existem na Terra. As centrais queimam combustíveis derivados do petróleo para produzir grande parte da electricidade de que o mundo preciso e muitos casas têm caldeiras a petróleo para aquecimento interno. O petróleo é também essencial para o fabrico de plásticos, têxteis e outros produtos. Para obter este líquido negro e espesso que existe no subsolo abaixo do leito domar fazem-se furos ou poços profundos. Ao
petróleo assim extraído chama-se «petró1eo bruto» ou «crude». Dele se obtém uma
diversidade de produtos químicos e vários tipos de óleos, como o óleo lubrificante.

O petróleo bruto, vindo de um depósito, e uma mistura de produtos químicos e diversos tipos de óleos que é depois aquecido numa refinaria. Por este processo, separam-se os diversos produtosdo petróleo, como a gasolina, óleos vários combustíveis e lubrificantes, produtos químicos e ainda o alcatrão para fazer estradas.

Onde se encontra o petróleo?

Podemos encontrar petróleo no Iraque, Arábia Saudita, Irão, Venezuela, Rússia, Angola, E.U.A, Reino Unido e o Canadá.

O Iraque possui as maiores reservas petrolíferas mundiais.

O carvão

O carvão éfundamentalmente, constituído por carbono e tem a sua origem em florestas que foram soterradas em épocas remotas.

Os carvões tem poder calorífico diferente, isto é, ao serem queimados, uns fornecem mais calor do que outros.

O carvão tornou possível a Revolução Industrial que teve lugar no século XIX. Nessa altura foram utilizados:

Na indústria: em máquinas a vapor para gerar força motriz;
emfornos e caldeiras como combustível;
na obtenção de produtos químicos;
no fabrico do coque para a produção de ferro e aço.

Nos transportes: em locomotivas e barcos a vapor.
Nas habitações: no aquecimento das casas, cozinhas e produção de gás de cidade.

Devido aos grandes aumentos de preços e às perturbações no abastecimento de petróleo, que têm ocorrido nos últimos anos, o carvão tende a...
tracking img