Os quatro pilares da educação

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (742 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ESCOLA SUPERIOR DA AMAZÔNIA

DANTER CÉSAR V. NOGUEIRA LIMA

TRABALHO DE PRÁTICA PEDAGÓGICA I

Belém/PA
2011
DANTER CÉSAR V. NOGUEIRA LIMA

TRABALHO DE PRÁTICA PEDAGÓGICA I

Orientador:Prof.°: Rosana Pereira

Belém/PA
2011
Os quatro pilares de uma educação para o século XXI e suas implicações na prática pedagógica
Jacques Delors (1998) aponta como principal conseqüência dasociedade do conhecimento a necessidade de uma aprendizagem ao longo de toda vida.
Delors, diz que a prática pedagógica deve preocupar-se em desenvolver quatro aprendizagens fundamentais, queserão para cada indivíduo os pilares do conhecimento: aprender a conhecer indica o interesse, a abertura para o conhecimento, que verdadeiramente liberta da ignorância; aprender a fazer mostra acoragem de executar, de correr riscos, de errar mesmo na busca de acertar; aprender a conviver traz o desafio da convivência que apresenta o respeito a todos e o exercício de fraternidade como caminho doentendimento; e, finalmente, aprender a ser, que, talvez, seja o mais importante por explicitar o papel do cidadão e o objetivo de viver.
Os pilares são quatro, e os saberes e competências a seadquirir são apresentados, aparentemente, divididos. Essas quatro vias não podem, no entanto, dissociar-se por estarem imbricadas, constituindo interação com o fim único de uma formação holística doindivíduo.
Quatro pilares para a educação no século XXI.
Aprender a conhecer – É necessário tornar prazeroso o ato de compreender, descobrir, construir e reconstruir o conhecimento para que não sejaefêmero, para que se mantenha ao longo do tempo e para que valorize a curiosidade, a autonomia e a atenção permanentemente. É preciso também pensar o novo, reconstruir o velho e reinventar o pensar.Aprender a fazer – Não basta preparar-se com cuidados para inserir-se no setor do trabalho. A rápida evolução por que passam as profissões pede que o indivíduo esteja apto a enfrentar novas situações...
tracking img