Os quatro mitos sobre o trabalho dos executivos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (438 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Os quatro mitos sobre o trabalho dos executivos

O primeiro mito diz que o executivo tem como principal função refletir e planejar sistematicamente, ou seja, o trabalho principal do executivo érefletir sobre a situação da organização e planejar maneiras de desenvolvimento. O autor considera isso um mito baseado em observações que mostram que os executivos, em sua gritante maioria, raramentetêm um período reservado para planejamento e reflexão, pois estão sempre ocupados resolvendo problemas específicos e lidando com os seus subordinados. A maioria dos executivos tem um horário“descompassado”, isto é, não têm um quadro de atividades totalmente definido. Eles organizam o seu tempo de acordo com os “acontecimentos” do dia e usam esse tempo para resolver o que lhes for solicitado.
Osegundo mito fala que o executivo não executa tarefas de rotina de modo que este deveria gastar mais tempo planejando e delegando em vez de receber clientes. Segundo a opinião do autor, isso é um mito,pois, apesar de seu tempo ser “descompassado”, o executivo deve freqüentar e presidir reuniões, deve manter contato com seus clientes mais importantes e, não muito raro, presentear funcionários ouclientes.
O terceiro mito diz que as informações que um executivo necessita podem ser melhor obtidas por meio de um sistema formal de informações. Segundo o autor a maioria dos executivos prefere receberinformações verbalmente, pois os sistemas de informações não trazem as informações que são realmente importantes de modo que os executivos acham mais simples e eficiente receber estas informações emtelefonemas e reuniões. O autor relata casos em que os executivos não dão importância a documentos mais formais.
O quarto mito afirma que a administração é ou está se transformando em uma profissão ouciência. O autor julga essa afirmação falsa baseando-se no fato de as funções do executivo não serem bem definidas. A administração não pode ser considerada uma ciência, pois, se ela estuda o agir...
tracking img