Os quatro argumentos de António Nóvoa “Para que a história da educação¿”
1º Argumento: Para cultivar um saudável Ceticismo
Neste argumento ele apresenta a história da educação importante paracultivarmos uma dúvida por ela, em uma linguagem de hoje devemos sempre ter um ponto de interrogação em nossa cabeça, precisamos ter a curiosidade de entrar a fundo na história e se basear em estudos queforam feitos no passado e tomarmos base para problemas do presente e a história da educação é um do meios que temos de mantermos viva a nossa”consciência crítica” nos perguntando sobre tudo o queaconteceu no passado que pode servir de exemplo para os questionamentos que temos nos dias de hoje.
2º Argumento: Para compreender a lógica das identidades múltiplas
A história da educação ajuda atermos idéias, mesmo que sejam reais ou coisas da nossa imaginação. Ela nos ajuda achar uma lógica nas “Múltiplas Identidades” a descobrir o que é o que, por meio da qual se definem memórias e tradições,pertenças e filiações, crenças e solidariedades e nós educadores tirarmos conclusões disso e usarmos para dar sentido ao nosso ensino.
3º Argumento: Para pensar os indivíduos como produtores dehistória.
Neste argumento ele deixa bem claro que a história não é apenas um relato ou uma descrição do passado e sim uma forma de criarmos idéias através de idéias que já foram criadas. Aqui ele querdeixar bem nítida a idéia de que somos criadores e não apenas criatura temos este poder nas mãos, de que tanto quanto nossos antepassados criaram, nós temos o poder de criar e nossos filhos e netos tomarãopor base tudo isto que estamos criando para eles criarem outras coisas. Enfim um dia seremos história também.

4º Argumento: Para explicar que não há mudança sem história.

Aqui ele compara otrabalho histórico com o trabalho pedagógico, dizendo que os dois lidam com a experiência e a fabricação de memórias. Neste argumento ele quer deixar claro que para se ter novas coisas, fazer novas... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2013, 03). Os quatro argumentos de antónio nóvoa “para que a história da educação¿”. TrabalhosFeitos.com. Retirado 03, 2013, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Os-Quatro-Argumentos-De-Ant%C3%B3nio-N%C3%B3voa/673096.html

MLA

"Os quatro argumentos de antónio nóvoa “para que a história da educação¿”" TrabalhosFeitos.com. 03 2013. 2013. 03 2013 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Os-Quatro-Argumentos-De-Ant%C3%B3nio-N%C3%B3voa/673096.html>.

MLA 7

"Os quatro argumentos de antónio nóvoa “para que a história da educação¿”." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 03 2013. Web. 03 2013. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Os-Quatro-Argumentos-De-Ant%C3%B3nio-N%C3%B3voa/673096.html>.

CHICAGO

"Os quatro argumentos de antónio nóvoa “para que a história da educação¿”." TrabalhosFeitos.com. 03, 2013. Acessado 03, 2013. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Os-Quatro-Argumentos-De-Ant%C3%B3nio-N%C3%B3voa/673096.html.