Os processos de alfetização e letramento ea influencia do ensino tradicional de gramatica

Páginas: 5 (1073 palavras) Publicado: 1 de novembro de 2011
OS PROCESSOS DE ALFETIZAÇÃO E LETRAMENTO EA INFLUENCIA DO ENSINO TRADICIONAL DE GRAMATICA

RESUMO

No ano de 2004, foi instituído o Ensino Fundamental de nove anos, determinando o atendimento da criança de seis anos nas séries iniciais dessa etapa da escolaridade básica em diversos estados do país. Este atendimento foi adotado como meta educacional nas políticas públicas. A antecipação daentrada das crianças na escola pública exige a revisão do projeto pedagógico para o ensino nas séries iniciais, o que impõe desafios aos profissionais da educação que atuam nas escolas, particularmente no que diz respeito aos processos de alfabetização e letramento .No contexto dessas mudanças, muitos professores, especialistas e gestores de escolas devem estar se perguntando: Que implicações aentrada de crianças de seis anos na escola fundamental traz para a organização dos processos de ensino da leitura e da escrita em sala de aula.

Palavra – Chave: Dever, aprender ,leitura.

Introdução

Inicialmente, é imprescindível retomar o conceito de alfabetização, levando-se em conta que essa conceituação tem sido pontuada por diferentes análises e enfoques, privilegiando, emalguns casos, a abordagem mecânica do processo de aquisição da língua escrita, fundamentada na racionalidade técnica, cuja preocupação central é o como fazer (que métodos e técnicas utilizar), ao invés de direcionar-se, também, para o aspecto de como o aluno aprende. E, em outros casos, destacando tanto o caráter processual, complexo, quanto à necessidade dearticulação entre os diferentes enfoques sobre o tema (contribuição das diferentes áreas: Lingüística, Sociolingüística, Psicolingüística, dentre outras).

A primeira reflexão que precisa ser feita pelos profissionais das escolas é a de que, com o ingresso de crianças de seis anos, o projeto pedagógico das escolas precisa ser re-elaborado, elegendo o problema da alfabetização inicial como umdos eixos centrais dessa proposta. Isso significa que as redes de ensino e as escolas precisam definir quais são as capacidades mínimas a serem atingidas em diferentes momentos das séries iniciais, tendo como ponto de partida desse trabalho as classes de alunos .Para tratar dessas temáticas, os textos procuram abordar as questões que envolvem o projeto pedagógico das escolas e a organizaçãocurricular das práticas de ensino. desenvolvimento da oralidade), oferecendo ao professor alfabetizador pontos para refletir sobre sua prática pedagógica, em função de metas e de atividades bem delimitadas.

Finalmente, há que se pensar em metodologias de ensino que articulem a alfabetização e o letramento dos alunos. Isso porque os procedimentos metodológicos precisam assegurar resultados positivospara a aprendizagem das crianças, sempre considerando as especificidades do desenvolvimento infantil nessa faixa etária. Nessa perspectiva, a questão metodológica passa a ter um peso importante nas práticas de alfabetização, no sentido de se buscar um equilíbrio entre as diferentes perspectivas teórico-metodológicas que informam o processo de aquisição da leitura e da escrita, articuladas aosconhecimentos e capacidades que se pretende ensinar.

Essas questões são abordadas nos textos de FRADE e PAIVA. A primeira autora procura apresentar alguns indicadores para a organização do trabalho de alfabetização e letramento com crianças de seis anos. O texto aponta para a necessidade de se criar contextos significativos, trabalhando com temas de interesse e com o amplo mundo da escrita, quedesafia as crianças a lidar com a diversidade de textos que elas já conhecem e outros que precisam conhecer, sem perder de vista os conteúdos propostos. O texto de PAIVA também aborda a questão metodológica do letramento, problematizando a escolarização da literatura e as relações possíveis entre a literatura e o leitor criança ou o leitor em formação. A autora irá defender que é possível, desde o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A INFLUÊNCIA DA LÍNGUA FALADA NA GRAMÁTICA TRADICIONAL
  • Qual A Importância Do Letramento No Processo Ensino
  • Processo de ensino aprendizagem: uma abordagem tradicional
  • O letramento digital no processo de ensino aprendizagem
  • “Processos de articulação de frase à luz das gramáticas tradicionais.”
  • Influências do lúdico no processo de ensino e de aprendizagem
  • A influência da motivação no processo de ensino-aprendizagem
  • Influencia da avaliação no processo de ensino e aprendizagem

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!