Os problemas da ética

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1488 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
- OS PROBLEMAS DA ÉTICA
A Ética pode ser considerada o estudo das ações e costumes, e ate mesmo a própria realização de um tipo de comportamento, a reflexão sobre os costumes e ações humanas.
Separam-se os problemas teóricos da ética didaticamente em dois campos:
1° Problemas Gerais e Fundamentais (lei, valores, consciência).
2°Problemas Específicos (ética profissional, politica, sexual).Sendo que na vida real eles não se apresentam dessa forma, separados.
As questões éticas são apresentadas em nosso dia a dia. Nas leis do Estado; nos “problemas de consciência”; no poder de sedução do comercio; na pratica religiosa. Estas são questões que envolvem outras disciplinas teóricas e praticas, mas são todos problemas específicos da ética.
Outra questão ética são que os costumes mudam. Ocomportamento aceito socialmente é aquele adequado aos costumes vigentes, enquanto estes costumes tiverem força para coagir moralmente. “Os valores éticos podem se transformar, assim como a sociedade se transforma”.
Em sua função descritiva a ética precisa conhecer, tendo base em estudos antropológicos culturais e semelhantes. Ela se esforça para estudar e explicar as variações de comportamentosao longo dos tempos, e características das diferentes formações culturais e históricas. Nas explicações teóricas no campo da ética, se destaca dois nomes:
1° Sócrates: Obedecendo, mas questionando as leis em seus diálogos procurava fundamentar racionalmente sua validade. Mesmo que os gregos não gostassem dos seus questionamentos foi chamado por vários séculos depois de “o fundador da moral”.2° Kant: Buscava uma ética de validade universal, apoiada na igualdade fundamental entre os homens. Buscava encontrar no homem as condições de possibilidade do conhecimento verdadeiro e do agir livre. A igualdade era fundamental para o desenvolvimento desta ética universal.
- ÉTICA GREGA ANTIGA
Os anos que vão de 500 a 300 a.C foi um período que surgiu muitas definições e teorias usadas atehoje. Os estudo gregos no campo ético surgiu com a pesquisa sobre a natureza do bem moral.
Platão parte da ideia que os homens buscam felicidade, esta sendo o centro das preocupações éticas. Condena condutas voltadas somente aos prazeres, acreditando numa vida após a morte. Suas ideias refletem que sábio é um homem virtuoso ou aquele que consegue estabelecer em sua vida ordem, harmonia e oequilíbrio. A virtude purifica o homem, desprendendo de tudo que é terreno.
As principais virtudes: justiça (virtude geral, ordena e harmoniza); sabedoria (racionalidade como o divino no homem); fortaleza (que faz com que as paixões mais nobres prevaleçam); temperança (serenidade, autodomínio).
A Ética Aristotélica é marcada pelos fins que devem ser alcançados para que o homem atinja a felicidade. ParaAristóteles cada substancia tem o seu ser e busca o seu bem conforme sua natureza.
Para que a haja a felicidade o homem precisa de um conjunto de bens, tais como saúde, amizades, riqueza, sendo conquistada pela virtude, que deve ser um habito que não surge espontaneamente.
- ÉTICA E RELIGIÃO
Na religião grega, era naturalista com deuses quase apenas personificação de forças naturais. Já nareligião judaica não a identificação com as forças da natureza. Isto em termos morais faz com que as pessoas não se satisfaçam com o agir de acordo com a natureza, e adotem uma posição de agir de acordo com a vontade de Deus, o homem busca ser santo, como Deus no céu é santo.
A religião serviu de estímulos para filósofos e moralistas, questões como natureza e liberdade. A Idade Média europeia, sendoo período cristão do Ocidente, o pensamento ético fica todo ligado à religião, a teologia. Na Idade Moderna apresenta duas tendências, a busca pela ética racional e novas formas de síntese entre o pensamento ético – filosófico e a doutrina da Revelação.
Importantes tendências atuais para o estudo da ética são: a busca a utilidade e a vantagem particular ou a busca do prazer terreno. Outra...
tracking img