Os principios de caux - comportamento empresarial para um mundo mehlor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5617 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ConCurso PúbliCo

001. Prova ESCrITa – oBJETIva (Parte I)

soldado PM

de

2.ª Classe

■ Você recebeu sua folha de respostas, este caderno contendo 50 questões objetivas e um tema de redação a ser desenvolvido, e o caderno de redação para transcrição do texto definitivo. ■ Confira seu nome e número de inscrição impressos na capa deste caderno. ■ Quando for permitido abrir o caderno,verifique se ele está completo ou se apresenta imperfeições. Caso haja algum problema, informe ao fiscal da sala. ■ Redija o texto definitivo com caneta de tinta azul ou preta, no caderno de redação. Os rascunhos não serão considerados na correção. A ilegibilidade da letra acarretará prejuízo à nota do candidato. ■ Leia cuidadosamente as questões e escolha a resposta que você considera correta. ■Responda a todas as questões.

■ Marque, na folha intermediária de respostas, localizada no verso desta página, a letra correspondente à alternativa que você escolheu. ■ Transcreva para a folha de respostas, com caneta de tinta azul ou preta, todas as respostas anotadas na folha intermediária de respostas. ■ A duração das provas objetiva e de redação é de 4 horas, já incluído o tempo para opreenchimento da folha de respostas e do texto definitivo. ■ Só será permitida a saída definitiva da sala e do prédio após transcorrido 75% do tempo de duração das provas. ■ Ao sair, você entregará ao fiscal o caderno de redação, a folha de respostas e este caderno, podendo destacar esta capa para futura conferência com o gabarito a ser divulgado. ■ Até que você saia do prédio, todas as proibições eorientações continuam válidas.

aguarde

a ordeM do fisCal Para abrir este Caderno de questões.

24.06.2012

Folha IntermedIárIa de respostas

Língua Portuguesa Leia o texto para responder às questões de números 01 a 09. Lições do Titanic O naufrágio do Titanic traz tristes memórias, heroísmo, coragem, arrogância, fé, lendas e mitos. Por isso e pela perda de cerca de 1500 vidas, é tragédiamarcante da aventura humana. Diante de tal lembrança, conforta-nos a sabedoria de aprender com os erros, que pode e deve ser praticada por todos. Cem anos após a triste noite de 14 de abril de 1912, quando um iceberg interrompeu a travessia do Atlântico entre Southampton (Reino Unido) e Nova York (EUA), a frustrada viagem inaugural do navio ainda é um legado de preciosas lições. E todas seaplicam a distintas situações, inclusive na gestão empresarial. A primeira refere-se à previsão relativa aos recursos de contingência. Nunca devem ser menores que a efetiva demanda em casos de incidentes e acidentes. Isso vale para reservas financeiras, alarmes, áreas de escoamento, estruturas e brigadas de incêndio. O Titanic tinha só 16 botes salva-vidas, muito aquém do ideal. A segunda lição é sobrea necessidade de testar qualquer equipamento, máquina, veículo, processo e sistema antes de ser colocado em operação comercial. O Titanic teve apenas seis horas de testes, e muito abaixo de sua velocidade máxima. Talvez por isso, os timoneiros não tenham conseguido manobrá-lo com eficiência ante a iminência do choque. A comunicação, sempre decisiva e estratégica, é o objeto da terceira lição. OTitanic possuía o moderníssimo telégrafo do Sistema Marconi. Porém, muitos não sabiam operar aquela “maravilha sem fio” e alguns navios que poderiam tê-lo socorrido nem sequer contavam com ela. Os meios de comunicação — incluindo os mais recentes, como redes sociais, tráfego de dados, G3, G4 e outros recursos cibernéticos — precisam ser bem utilizados e todos os interlocutores devem compartilhá-losde maneira eficaz no domínio da tecnologia. Outra análise importante é que a arrogância nunca deve subjugar o bom senso. A humildade é sempre boa conselheira, mesmo quando a autossegurança resulta de grande experiência ou baseia-se no uso de avançada tecnologia. O excesso de confiança pode explicar o motivo de o capitão Smith ter ignorado os alertas de gelo no mar e ter determinado velocidade...
tracking img