Os princípios éticos que regem a profissão do médico perito

Páginas: 22 (5257 palavras) Publicado: 30 de março de 2011
OS PRINCÍPIOS ÉTICOS QUE REGEM A PROFISSÃO DO MÉDICO PERITO

RESUMO

Na atualidade o médico perito precisa ter um amplo conhecimento e segurança sobre o código de Ética Profissional, compreendendo sua importância, o ambiente em que atua, as diversas dificuldades que afetam o comportamento profissional e os prejuízos que poderá causar por desconhecê-lo, para que com isso não venha acometer infrações ilegais e que coloquem em risco seu desempenho profissional. Neste sentido, entende-se que a todas as classes profissionais precisa manter padrões éticos junto à sociedade e também com seus clientes, sendo assim, um requisito essencial para a sua própria sobrevivência.
Assim, objetivando construir e manter a credibilidade da profissão de médico, os peritos médicos têm por meiodo Código de Ética Médica, os padrões éticos considerados importantes nas relações profissionais. Os peritos médicos devem no exercício profissional, procurar observar e seguir determinadas regras de conduta, objetivando manter o respeito da sociedade para com a profissão, assim, entende-se que a classe profissional deve concordar em seguir tais regras, para que todos se sintam obrigados acumprir o Código de Ética que rege a profissão.
Na área de saúde, o cuidado médico é um serviço singular e diferenciado. Singular porque, durante a prestação do serviço, existe uma flagrante assimetria relacional entre o paciente e o médico (NEVES, 2006), decorrente da diferença de conhecimentos entre os dois e do fato do paciente depender inteiramente do médico para decidir o que fazer sobre suasaúde. Por isso, faz-se necessário um instrumento de mediação médico - paciente, capaz de reequilibrar as relações de equidade entre o prestador e o receptor do serviço. Esse instrumento é o código de ética médica.
Diante do exposto o objetivo geral deste trabalho é descrever os princípios pelos quais o perito médico deve se conduzir no seu trabalho, levando-se em conta o que estabelece oCódigo de Ética Médica e os fundamentos clássicos da ética hipocrática, combinados com os princípios bioéticos atuais. Para atingir tal objetivo utilizou-se como metodologia a pesquisa bibliográfica a qual Koche (2003) destaca que esta, por fornecer valiosas contribuições teóricas sobre o tema a ser pesquisado, é um instrumental indispensável em qualquer tipo de pesquisa. Os instrumentosutilizados para a realização deste estudo foram livros, artigos científicos e o Código de Ética Médica.

DESENVOLVIMENTO

Na literatura existente, de maneira geral, os conceitos de ética e de moral se assemelham ao se referirem a costume, e se diferenciam, quando a ética é vista como ciência e a moral é considerada regra de conduta.
No conceito de Nalini (1999, p. 34) “a ética é a teoriaou ciência do comportamento moral dos homens em sociedade. É ciência de uma forma específica de comportamento humano”.
Vásquez (1999) revela que a ética é uma disciplina normativa, não por criar normas, mas por descobri-las. Seu alicerce está baseado em valores, normalmente em valores do bom. Partindo do conceito do bom é o que é valioso e do mau o que não tem valor, ou um vício.
“AÉtica é a ciência da moral que procura determinar a finalidade da vida humana e os meios de atingi-la”. (GONZAGA, 2001, p. 25).
Vásquez (1999) lembra que a ética examina o comportamento moral dos homens em sociedade. Dessa forma, ela estuda uma forma específica de comportamento humano. Tal conceituação revela o objeto de estudo da ética, apontando para os costumes ou atos morais, isto é,comportamentos considerados de valor para determinada sociedade.
Neste sentido, pode-se entender que a ética como sendo o regimento, a lei do que seja ato moral, o controle de qualidade da moral; e a moral por sua vez, é aquilo que precisa ser feito, independentemente das vantagens ou prejuízos que possa trazer.
Diante do exposto nestes conceitos, entende-se que a ética é entendida...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A profissão do médico
  • MÉDICO DO TRABALHO
  • Principios Constitucionais Que Regem A Tributa O
  • Principios Éticos
  • principios etico
  • princípios éticos
  • Principios eticos
  • Principios que Regem o Direito do Trabalho

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!