Os primeiros passos na construçao das idéias e práticas de educaçao infantil.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1032 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
FPE5018 - EDUCAÇÃO INFANTIL (2012 .2 - T01)

CURSO DE PEDAGOGIA
DISCIPLINA: EDUCAÇÃO INFANTIL
PROFESSOR: JACYANE MELO

NATAL, AGOSTO DE 2012.

SÍNTESE DO TEXTO: OS PRIMEIROS PASSOS NA CONSTRUÇAO DAS IDÉIAS E PRÁTICAS DE EDUCAÇAO INFANTIL.

A base que se tem nas leis e regulamentações que ordenam as práticas educativas e conceitos básicossão de situações que foram concretizadas do dia-a-dia das escolas com as crianças, sem se preocupar com suas poucas experiências de vida, que, se levadas em consideração pode-se mudar totalmente a vista dessas leis.
Por muitos anos, as crianças eram apenas criadas por suas famílias, quando não precisariam mais ser amamentadas, se tornavam pequenos adultos, que, por sua vez, tinham a obrigação deajudar os adultos nas obrigações de casa e assim enquanto cresciam já teriam aprendido o básico. Mas, muitas crianças quando nasciam e por inúmeros motivos não tinham família, durante sua infância, na Idade Primitiva, ficariam com parentes, ou ‘mães de aluguel’, na Idade Antiga, a responsabilidade era de hospitais de caridade e igrejas, enfim, até cear a um consenso de que precisaria de umainstituição que se preocuparia com a educação infantil, resolvendo o problema da falta de cuidados fora da família.
Nos séculos XV e XVI, a Europa passava por grandes transformações, o desenvolvimento científico, a expansão comercial e as atividades artísticas, era o período do renascimento, com isso a educação infantil também teve sua vez, autores como Erasmo (1465-1530) e Montaigne (1483-1553)defendiam a preocupação com o processo de a infância ter de haver uma educação mais expansiva e dinâmica. Mulheres da comunidade se contiveram com a situação em que muitas crianças estavam passando de pobreza, abandono e maus tratos, se uniram para serviços de atendimento. Com isso, vieram instituições mais formais filantrópicos’ que desejaram uma educação predominantemente religiosa, queconsequente eram compostos por cantos, memorização de rezas, passagens bíblicas, o que de certa forma, essas instituições ajudaram na diminuição da mortalidade infantil na época, já que as crianças estavam sendo tratadas e educadas.
Com a estruturação da Europa e a Revolução Industrial na fase mais avançada da Idade Moderna, surgiu outra forma de pensar na educação infantil, totalmente contraria ao que ospioneiros da educação infantil defendiam. As elites politicas não queriam que os filhos dos pobres se educassem com o mesmo padrão que seus filhos seriam educados, as crianças pobres eram propostas apenas aprendizado de uma ocupação e da piedade. Outras classes, como os protestantes defendiam a educação como um direito universal.
Comenius (1592-2670), educador e bispo protestante checo, játratava que a educação infantil começava no colo da mãe e que impressões sensoriais, como brincadeiras, a forma de pear em objetos já eram importantes para desenvolvê-lo da razão de uma criança em seu futuro. E em oposição ao ideário da reforma e da contrarreforma religiosas em curso na Europa, o filosofo genebrino Rousseau (1712-1778) criou uma proposta educacional que defendia avalorizaçao da infânciacomo etapa fundamental e não apenas via de acesso para a maioridade e assim se sucedeu as propostas de Pestalozzi (1746-1827) que consideravam que a educação infantil estava em como tratar as crianças com carinho e amor, tal como na família, e o processo afetivo da criança se tornar ativo em seu desenvolvimento o que também motivou a outros pensadores como Froebel (1782-1852) que atribuiu odireito da criança pensar em si mesmo em relação ao mundo, uma autoeducação, de ideias espontâneas.
SÍNTESE DO TEXTO: A EDUCAÇAO INFANTIL EUROPÉIA NO SECULO XX

Os médicos tiveram um papel fundamental no período da I guerra Mundial, pois participaram de programas de atendimentos a crianças pequenas para diminuir a mortalidade infantil, todos orientados por especialistas da área da saúde. Dois de...
tracking img