Os pricipios do projeto politco pedagógico em ralação com a prática em sala de aula

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3168 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução.

O estágio descrito neste relatório trata-se da 4° série do Ensino Fundamental, na qual a escola procura desenvolver, o pensamento
lógico- temático, a consciência das relações existentes nas diferentes formas de vida no mundo, mediante a posição de atividades lúdicas que promovam a sociabilidade, cooperação, criatividade, curiosidade, espontaneidade, estimulando novas relações apartir do que já conhece respeitando a individualidade de cada um.
O estágio é de grande importância para que possamos ter consciência da realidade dos alunos e professores das escolas, quando observamos adquirimos experiências, quando questionamos, sanamos dúvidas antes mesmo da nossa própria prática. A monitoria em realidades diversas, como temos efetivado é de grande riqueza cultural e para umfuturo profissional.
O estágio foi realizado na Escola de Ensino Básico Nereu Ramos, na cidade de Itapoá no Estado de Santa Catarina e foi feito nas seguintes datas: 06/05/2010 até 09/06/2010 tendo de três á quatro horas de estágio, no turno matutino que vai das 7:30 até 11:30, com a supervisão do professor Ozail, sendo na sala 15 meninas e 14 meninos dando um total de 29 alunos.

1.Dia 06/05/2010 – Quarta – feira.

Aulas de hoje: Artes, Matemática, Português, Ciências, Ciências.

Observação: não assisti a aula de artes.

2° aula: Português.

Quando eu entrei na sala os alunos já estavam lá, todos muito agitados, mas logo o professor chegou deu bom dia e explicou quem eu era e o que eu estava fazendo ali, porque todos estavam bem curiosos e logo foi aplicandoas atividades.
O professor começa suas aulas com o cabeçalho e o nome faz a chamada e uma oração e começa sua atividades dando pesquisa no livro, que no mesmo está anexada uma página de dicionário, o exercício seria para descrever alguns verbetes desse dicionário separando em uma sílaba, duas sílabas, três sílabas, quatro sílabas ou mais.
Uma aluna pergunta o que é verbete, o professor explicoutudo, e como era para ser feito o exercício.
Observei que na sala em cima do quadro existe um varal com todas as formas do alfabeto, e ao lado esquerdo do quadro tem um cartaz com o nome de todos os alunos e do lado direito tem um outro cartaz escrito assim: NOSSO COMBINADO, escrito tudo o que eles não devem fazer, bem legal mesmo.
A partir do momento que o professor aplicou o exercício todosestavam bem concentrados fazendo, e aos poucos alguns foram terminando mas mesmo assim permaneceram em suas carteiras conversando baixinho.
O professor foi fazendo a correção no quadro e tirando as dúvidas de alguns e explicando novamente, e logo pedindo exemplos de palavras quando eram monossílabas, dissílabas, trissílabas, polissílabas e tinha dois alunos que ainda não tinha entendido sendo umamenina e um menino, mais eles dois realmente tinham muita dificuldade mesmo, pôr problemas que vinha de fora da sala, e com esses alunos o professor ia até a carteira para explicar.
Observei também que os livros de todas as matérias ficam guardados dentro de um armário na sala de aula, e outros materiais também.
Diante das dificuldades dos alunos da nova matéria o professor não conseguiu dar asoutras aulas, o próprio professor me disse que é muito difícil seguir corretamente o horário das aulas devido as dúvidas e a demora deles terminarem os exercícios.

1.1 Dia 10/05/2010 – Segunda – feira.

Aulas de hoje: Matemática, Português, Artes, Educação Física, Geografia.

1° aula: Matemática.

Hoje com professora substituta, seu nome é Rosana.
Mesmo não sendo oprofessor deles eles respeitam muito ela.
A professora está trabalhando com ele números naturais.
Em um exercício proposto pela professora ela usando o livro que eles também tem, alguns tiveram muitas dúvidas, mais depois de duas explicações da professora eles entenderam. Logo depois de um tempo ela sorteou alguns alunos para vir ao quadro para fazer a correção dos exercícios, e teve uma aluno que...