Os pre-socraticos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1860 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ivTrabalho de Filosofia

Os Pré-Socráticos


Os pré-socráticos são os filósofos, que viveram na Grécia antiga e suas colônias. São assim chamados por terem vivido antes de Sócrates, um marco na história da Filosofia. A primeira questão dos pré-socráticos é sobre a natureza, sua concepção e sua determinação, por sempre partirem da concepção do mundo como ordem natural. São conhecidos comophysikoi, que significa físico, porque eram pesquisadores da natureza.
Para eles a natureza não se confunde com os fenômenos naturais como para nós, é aquilo que brota e permanece em um brotar e pode ser vivido por toda parte enquanto durar e observável como tal. A seguir os principais filósofos pré-socráticos.


Tales de Mileto

Foi considerado o primeiro teórico a criar um pensamento maissistemático fundado em bases racionais. É o primeiro filosofo da linha de pensamento dos pré-socraticos.
Nascido em Mileto, uma colônia grega na região da Jônia, foi matemático, astrônomo e negociante. Sempre foi tido como um sábio por todos na sua cidade, e com suas habilidades acabou se tornando um ótimo mercador e supostamente com bastante posses.

Mas tudo que sabemos sobre Tales são graçasaos comentários feitos por os pensadores que o sucederam, como Aristóteles. Como sabemos, foi o primeiro filósofo grego, e ele que inaugurou a corrente dos pensadores da Physis que buscavam entender e explicar a sua origem. A physis pode ser traduzida como natureza, mas a ideia é mais ampla que o simples fator temporal da natureza. Engloba uma ideia de
origem, movimento e transformação de todasas coisas.

Para Tales, o começo de todas as coisas se dava no elemento água, ou seja tudo tinha água como elemento principal. Que iriam se transformando em novas formas de vida e criando tudo que temos, através desse ciclo de mudança da água. Alguns acreditam que foi o pai da filosofia unitarista, por acreditar em um só elemento principal de todas as coisas, como já vimos a água.

Mas ogrande mérito de Tales não foi a sua teoria unitarista da água como o elemento principal, mas sim que foi o primeiro homem a pensar numa explicação totalmente racional para o mundo, deixando de lado os deuses com suas explicações.

Anaximandro

Pertencia a Escola de Mileto, sendo assim ele continuou a buscar um motivo racional para as coisas. Mas ao contrário de Tales que dizia que a água era oelemento principal de todas as coisas, para Anaximandro era algo conhecido como apeíron.
Para ele, é a partir da transformação de cada coisa no seu contrario, isto é, da mudança entre pares de opostos da realidade, que podemos perceber que elas estão imersas em um turbilhão infinito, ilimitado, indeterminado, mas que determina e limita todos os seres. A este turbilhão originou-se o apeíron.

ParaAnaximandro, pares de contrário são como quente e frio e seco e úmido. Isto quer dizer que somente um do par pode existir em casa coisa, não podendo o quente e o frio existirem no mesmo objeto. E por não serem predominadas por nenhuma delas, percebeu nosso filósofo que algo extrínseco determinava isso, como algo ilimitado que as limita, chamado de apeíron.

Portando o que tem inicio também temfim, e as mudanças dos seres não podem por si só se determinarem. E o apeíron foi a solução encontrada por Anaximandro.

Anaximenes

Era discípulo de Anaximandro e último filósofo da Escola de Mileto. Continuou com a ideia de ser uma só a natureza ou o princípio subjacente a todas as coisas. Mas diferente de seu mestre, não acreditava ser indefinido esse principio somente ilimitado.Acreditou como princípio de tudo do universo o ar, conforme seu pensamento o ar através do processo de condensação se transformava em objetos líquidos e sólidos. E pelo processo da rarefação o ar se transformaria em gases, ventos, fogo e oxigênio.

Para o filósofo a alma também era feita de ar, atentando para que o vivo respira e o morto não. Podemos assim perceber como o ar para Anaximenes era o...
tracking img