Os pre socraticos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (390 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Os Pré-socráticos
É um termo que designa, na história da filosofia, os primeiros filósofos gregos anteriores a Sócrates (séculos VI-V a.C.) eles também eram conhecidos como NATURALISTAS ou JÔNICOS,pois se ocupavam da natureza e viviam na região da Jônia.
Os pré-socráticos queriam explicar a realidade utilizando a razão.
Abaixo alguns representantes do pré-socráticos:
Tales de Mileto (640 –548 a.C.) é considerado o primeiro filósofo, devido a sua busca pelo princípio natural de todas as coisas (arché). Ele descobre na água o princípio de todas as coisas.
Anaximandro de Mileto (610 –547 a.C) foi discípulo e sucessor de Tales põe como princípio universal uma substância indefinida, o ápeiron (ilimitado). O ápeiron é assim algo abstrato, que não se fixa diretamente em nenhum elementopalpável da natureza.
Anaxímenes de Mileto (588-524 a.C.) a arché (princípio primeiro, princípio natural de todas as coisas) que comanda o mundo é o ar, um elemento não tão abstrato como o ápeiron,nem palpável demais como a água. Tudo provém do ar, elemento primordial das coisas é o ar.
Pitágoras de Samos (571-70 a.C) o fundador da escola pitagórica. Segundo o pitagorismo, a essência, oprincípio essencial de que são compostas todas as coisas, é o número, ou seja, as relações matemáticas. Por isso Pitágoras é conhecido como o pai da matemática.
Heráclito (540-476 a.C.) propunha que amatéria básica do Universo seria o fogo. Pensava também que a mudança constante, ou o fluxo, seria a característica mais elementar da Natureza. Tudo flui, disse Heráclito. Tudo está em fluxo e movimentoconstante, nada permanece. Por conseguinte, “não entramos duas vezes no mesmo rio”. Quando entro no rio pela segunda vez, nem eu nem o rio somos os mesmos.
Empédocles (483 – 430 a.C.) propunha quetodas as coisas são resultantes da fusão dos quatro princípios eternos: terra (sólido), água (líquido), ar (gasoso) e fogo (plasma).
Demócrito (460 – 370 a.C.) as transformações que se pode observar...
tracking img