Os pilares da liderança

Páginas: 8 (1804 palavras) Publicado: 17 de março de 2011
OS QUATRO PILARES DA LIDERANÇA

A VISÃO COMPARTILHADA
Chefe, nos velhos tempos, era quem possuía o chicote, aquele que falava mais alto e mais forte, quem decidia e quem mandava. Naqueles tempos, os funcionários eram simplesmente chamados a cumprirem tarefas que o chefe já teria definido e estruturado. Do funcionário esperava-se apenas que trabalhasse muito e reclamasse pouco.Como o próprio nome antecipava, havia o chefe e havia a tribo. A Revolução Industrial ficou para trás, e a era da qualidade chegou para mostrar que não bastava produzir, mas que era preciso produzir coisa boa, dentro do prazo, sem desperdício, de acordo com o que o comprador esperava. A nova situação fez mudar também o estilo do chefe, que foi renomeado: líder, mentor, guia, orientador,coordenador.
Hoje, na era da Internet, todos somos gerentes. Não apenas quem tem a função, mas, na prática, todos aqueles que administram alguma coisa, ainda que seja a si mesmo. Esta é a maior revolução moderna: a revolução do gerenciamento. E eis porque teve que ser trazida à luz, a qualidade única que diferencia o gerente do gerenciado. Esta qualidade é a liderança. Liderança é a influência interpessoal exercida numa situação e dirigida através do processo de comunicação humana para a realização de um ou de vários objetivos.
Hoje em dia o espírito de liderança é muito valorizado tanto no âmbito profissional como no pessoal. Ser líder não é ser "chefe" ou "gerente", é muito além disto. Os líderes autênticos são pessoas que já absorveram a verdadefundamental da existência: que não é possível fugir das contradições inerentes à vida. A mente de um líder é ampla.
O comportamento de liderança envolve funções como planejar, dar informações, avaliar, controlar, recompensar, estimular, punir, etc., e deve ajudar o grupo a satisfazer suas necessidades.
Compartilhar a liderança pressupõe que os colaboradoressintam-se encorajados a agir diante de situações que requeiram da pessoa e não do cargo.
Para se ter uma liderança compartilhada é necessário que haja a possibilidade de todos da equipe darem a sua participação, contribuindo com sugestões e idéias para o melhor desenvolvimento do serviço.
Oportunidades que surgem com o compartilhamento:
✓ Aprendizagem a partirda co-responsabilidade;
✓ Descentralização – liberdade de ação;
✓ Fortalecimento da confiança mutua;
✓ Estímulos ao desenvolvimento de líderes;
✓ Agilização dos processos;
✓ Queda de barreiras hierárquicas;
✓ Compartilhar responsabilidades.

Fatores chaves para o sucesso do modelo:
✓ Capacidade deanalise para tomada de decisão;
✓ Comunicação fluida;
✓ Clareza de objetivos;
✓ Definição de atribuições e responsabilidades;
✓ Entendimento dos valores do grupo;
✓ Confiança mutua;
✓ Assumir riscos;
✓ Exercício do controle sem estar no comando;
✓ Delegação;
✓ Participação;
✓Criatividade;
✓ Ousadia.

A INTELIGÊNCIA EMOCIONAL
A inteligência emocional tem demonstrado estar positivamente relacionada com o desempenho no trabalho, mas parece ser mais relevante nas funções que demandam um alto grau de interação social. Os grandes líderes demonstram sua inteligência emocional exibindo cinco elementos–chave:Autoconsciência: Demonstrada através da autoconfiança, da auto-avaliação realista e de um senso de humor voltado para a autocrítica.
Autogerenciamento: demonstrado através da integridade e confiabilidade, capacidade de lidar com as mudanças.
Automotivação: demonstrada através da forte orientação para a conquista, do otimismo e de um alto comprometimento organizacional....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • pilares
  • Pilares
  • pilares
  • Pilares
  • pilares
  • Pilares
  • Pilares
  • Pilar

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!