Os pensadores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2902 palavras )
  • Download(s) : 1
  • Publicado : 13 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Frederick Taylor
Frederick Winslow Taylor (Filadélfia, 20 de Março de 1856 — Filadélfia, 21 de Março de 1915)
As contribuições de Taylor
Inicialmente, Taylor cuidou apenas de processos. Depois, tratou de estabelecer princípios destinados a generalizar aquilo que obtivera por meio de experimentações. Nessa fase, evidenciaram-se apenas três:
1º) Atribuir a cada trabalhador a tarefa mais elevadapossível, de acordo com as suas aptidões.
2º) Solicitar a cada trabalhador produção igual ou maior que o padrão estabelecido (produção de um trabalhador hábil, não excepcional, da sua classe e no horário normal de trabalho).
3º) Atribuir aos trabalhadores tarifas diferentes de remuneração por unidades produzidas, tarifas essas que seriam satisfatórias apenas para os trabalhadores que cumprissemo padrão estabelecido, e mais ainda para os que excedessem esse padrão.
Empenhando em auxiliar os operários a alcançar o máximo de produção/remuneração com o mínimo de esforço, Taylor passou a empregar na prática o estudo dos tempos e movimentos que iria fazer, mais tarde, a fama dos Gilbreth.
Na fase seguinte, emergiram os seguintes princípios:
1º) Substituir, no trabalho, a improvisação e aatuação empírico- prática pela científica.
2º) Escolher os trabalhadores e prepará-los para produzirem mais e melhor.
3º) Controlar o trabalho para se certificar de que está sendo executado de acordo com as normas estabelecidas cientificamente.
4º) Distribuir distintamente as atribuições e as responsabilidades: de um lado, o preparo, o planejamento e o controle do trabalho; de outro, aexecução.
A esses quatro princípios explícitos juntam-se, na obra de Taylor, no mínimo outros onze, implícitos, muitos dos quais são desdobramentos dos anteriores:
1º) Estudar cuidadosamente cada trabalho, antes de lhe fixar o modo de ser executado.
2º) Estudar o trabalho dos operários, decompô-lo nos seus movimentos elementares e cronometrar cada um deles, para eliminar os inúteis e aperfeiçoar osúteis.
3º) Selecionar cientificamente os trabalhadores ( princípio que preparou terreno para o aparecimento da psicotécnica).
4º) Das aos trabalhadores instruções técnicas sobre como trabalhar.
5º) Separar as funções de preparação e as de execução, dando-lhes atribuições precisas.
6º) Especializar e treinar os agentes nas respectivas atribuições, tanto na preparação e no controle do trabalho quantona execução.
7º) Preparar a produção, estabelecendo excelente remuneração para quando forem atingidos ou ultrapassados os padrões estabelecidos.
8º) Padronizar os utensílios a serem usados.
9º) Dividir entre a empresa, diretores, executantes e consumidores as vantagens que resultarem do aumento da produção.
10º) Controlar a execução do trabalho, para corrigi-lo, aperfeiçoá-lo e premiá-lo.11º) Classificar, de forma prática e mnemônica, os equipamentos, os processos e os materiais a serem empregados ou produzidos, de forma a facilitar sua produção.
A Administração Cientifica Segundo Taylor
Taylor chegou á conclusão de que a administração das empresas precisava ser melhorada e que havia muitas perdas com a ineficiência.
Diante da situação industrial colocada anteriormente, um grupo deengenheiros ( sendo Taylor o principal deles) que trabalhavam na área operacional da empresa ( chão de fábrica) desenvolveram trabalhos visando conhecer o funcionamento das tarefas para assim elaborar um método de trabalho mais eficiente.
Taylor considerou que os problemas de falta de eficiência e de baixa produtividade da empresa estavam ligados ao fato de as pessoas não estarem satisfeitas noseu trabalho. Estudando o ambiente industrial, chegou á conclusão de que essa insatisfação era causada pela baixa remuneração recebida pelos funcionários, que a consideravam injusta e não incentivava a produzir mais.
A partir disso Taylor procurou criar um sistema de pagamento que fosse mais justo e que incentivasse o trabalhador a produzir mais, agradando aos patrões sem desagradar aos...
tracking img