Os pensadores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (721 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Hermenêutica.e aplicação do direito - Carlos Maximiliano Parte 1
Hermenêutica e Aplicação do Direito é mais uma das obras clássicas de estudo da Hermenêutica. Composta por 337 páginas, a obra foiinicialmente publicada em 1924, conforme prefacia o autor, Carlos Maximiliano, que procurou nitidamente ‘escrever uma obra vazada nos moldes da doutrina vigente’. É uma espécie de transição dopensamento doutrinário, que deixa o dogmatismo extremado, sem, contudo, renegar o método na interpretação. É uma obra que tem muito prestígio no Brasil, sobretudo pelo caráter conservador do foro. O próprioautor colocou em seu prefácio que, “com escrúpulo e sinceridade procurei (...) o postulado estabelecido, a ciência jurídica atual: nem retrocesso, nem arroubo revolucionário”.
Hermenêutica eAplicação do Direito não reúne todos os seus esforços para o rompimento de paradigmas, mas antes procura dissertar acerca do que já foi estabelecido. Levando em consideração o contexto histórico e social em queCarlos Maximiliano escreveu a obra, podemos perceber que o autor estava ‘antenado’ com as discrepâncias doutrinárias do período e ciente da possibilidade de uma maior ‘livre indagação’ proeter legemno futuro.
O estudo da obra é recomendado a todos aqueles que se interessam pelo fenômeno hermenêutico, sejam aos filiados de uma perspectiva ontológica, sobre as considerações existencialistas doSer, bem como aos defensores de uma posição epistemológica, já que se ressalta a questão da aplicação da hermenêutica no Direito, na realidade prática.
Isso se justifica pelo fato de provocar noleitor uma maior indagação acerca das doutrinas há muito defendidas e discutidas no âmbito da Hermenêutica; como seria uma aplicação dessa Hermenêutica na nossa cotidianialidade, o que revela uma fortepreocupação do autor em relação à utilidade prática da Hermenêutica.
A partir do início de sua obra, Carlos Maximiliano conceitua a Hermenêutica como a “teoria científica da arte de interpretar”,...
tracking img