Os passos do serviço social brasileiro texto: a trajetória do serviço social no brasil – capítulo ii (raquel raichelis) – são paulo, 1988

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 12 (2800 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 11 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

3 CONCLUSÃO .........................................................................................................11

REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS .........................................................................12
INTRODUÇÃO

     "A Trajetória do Serviço Social no Brasil- Capítulo II" (.Livro:Legitimidade Popular e Poder Público. São Paulo. Cortez. 1988), de Raquel RAICHELIS, analisa o Serviço Social, mostrando a contrariedade da natureza de sua prática, identificando as necessidades do Estado em relação à prática do Serviço Social, explicando suas articulações com o poder institucional, os mecanismos utilizados nas decisões, captando as relações do assistente social com a população, que é ocentro de sua prática, identificando às necessidades frente à profissão, abrangendo uma visão, marcada principalmente por uma reorganização do movimento popular que dá sua repercussão não apenas nas relações de trabalho, mas também nas formas de representação das classes populares junto ao poder público. Mostrando-se, a população, como força que se organiza e que age exigindo da classecapitalista e do Estado o atendimento as suas reivindicações. A autora analisa se essa presença política das classes populares leva a uma aproximação do assistente social com o cotidiano desses grupos e se o conhecimento vindo daí é incorporado verdadeiramente nas propostas profissionais do serviço social.
Colocando em um primeiro plano, o povo operário como alienado, submisso, e o assistentesocial como um interventor para esta alienação, e, em segundo plano, com a ajuda da classe burguesa que se declinou, o assistente no seu papel até os tempos atuais, como mediador das garantias de direitos, proporcionando o desenvolvimento pessoal.

DESENVOLVIMENTO

"A Trajetória do Serviço Social no Brasil- Capítulo II" (Livro: Legitimidade Popular e Poder Público. São Paulo.Cortez. 1988), de Raquel RAICHELIS, faz uma análise do Serviço Social no Brasil, na contemporaneidade analisando quais heranças carrega desde os primórdios e que permanecem até então, principalmente em relação aos marcos impostos pelo autoritarismo de 1964, analisando, de maneira especial em qual momento e onde se insere historicamente, seu início dentro do meio profissional e demais posturas quedivergem do que atualmente é o pensamento oficial no Serviço Social.
O serviço social é criado como auxílio do sistema capitalista para amenizar as lutas de classes, apenas numa visão assistencialista, de benemerência da Igreja Católica, que também tinha interesse nessa manipulação ou controle da classe operária. A partir da segunda metade da década de 20, assumindo como tarefa,esta intermediação entre o Estado e a População, que era receptora de tal política. Tal posição histórica, e da própria autora muitas vezes me leva a pensar que o povo era completamente alienado, e a igreja completamente interesseira, e discordo de tal posição, a ponto de não generalizar esta situação, certamente muitos eram os operários alienados e muitos também os clérigos interesseiros, masdeste meio certamente tiveram aqueles que se manifestariam de outra forma, acreditando na transformação disso tudo, operários críticos, querendo seus direitos.
A profissão do assistente social institucionalizada só se dará quando a igreja, na segunda metade da década de 30, intervém politicamente neste processo. Este processo está relacionado com o desenvolvimento dos grandes centrosurbanos devido à intensificação do processo industrial, que tem como conseqüência o intenso processo de luta das classes sociais em defesa de seus direitos e interesses.
A classe operária só tem reconhecimento do Estado, quando seus protestos e reivindicações se tornam insustentáveis, devido ao grau de exploração desumana a qual era submetida, e tendo o conhecimento daqueles que os...
tracking img