Os paradigmas teóricos sobre os movimentos sociais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (873 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Movimentos Sociais Contemporâneos
Os paradigmas teóricos sobre os movimentos sociais urbanos

1. O Paradigma Histórico-estrutural

Este paradigma atribui às contradições do capitalismo um lugarcentral na eclosão e no desenvolvimento das lutas dos movimentos.
As categorias básicas deste paradigma são as necessidades do sistema de acumulação, a estrutura econômica da sociedade e osprocessos sociais explicados basicamente pelo entrechoque das contradições na história.
Os fundamentos básicos do paradigma histórico-estrutural advém da teoria marxista. Na análise econômica, a teoria dovalor é a base principal. Na política, utilizam-se fundamentalmente as elaborações de Antonio Gramsci e, para a análise do papel do Estado, as contribuições de Poulantzas.
Para o paradigmahistórico-estrutural, a questão principal decorre da articulação entre as carências, as necessidades, as demandas e as contradições. Os partidos políticos e as conjunturas políticas desempenham papel importantena eclosão das lutas, mas suas causas são sempre de origem estrutural. Sendo assim, o estudo da infra-estrutura econômica da sociedade e a análise da articulação das classes sociais tornam-sequestões prioritárias.
Suas correntes teóricas são:
1ª) A corrente estrutural, de M. Castells, Jordi Borja: Enfatiza as práticas e as estruturas sociais. Os movimentos sociais são vistos como açõesfundamentais para a democratização do Estado, e a emergência desses movimentos é vista em função da incapacidade estrutural do Estado de atender as demandas coletivas no urbano, particularmente as relativasaos bens e equipamentos de consumo coletivo. Os movimentos sociais seriam a resposta dos grupos e das organizações à situação de carência e de necessidades não-atendidas.
2ª) A correntehistórico-estrutural, de Jean Lojkine M. Lung etc.: A luta de classes são se restringiriam à esfera de produção, mas perpassariam todo o modo de produção, tendo grande importância no interior dos aparelhos...
tracking img