Os paradigmas do meio ambiente: uma educação sustentável na escola

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 30 (7400 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
OS PARADIGMAS DO MEIO AMBIENTE: UMA EDUCAÇÃO SUSTENTÁVEL NA ESCOLA

















MEURIANE APARECIDA BENTO FERREIRA








OS PARADIGMAS DO MEIO AMBIENTE: UMA EDUCAÇÃO SUSTENTÁVEL NA ESCOLA
Artigo cientifico apresentado ao curso de Pós Graduação Lato Sensu da AUPEX, com requisitos parcial para obtenção do certificado em Administração Escolar.
Orientadora:Profa MSc. Tania Sueli Fantini.








ITAJAI
OUTUBRO 2010
OS PARADIGMAS DO MEIO AMBIENTE: UMA EDUCAÇÃO SUSTENTÁVEL NA ESCOLA
Meuriane Aparecida Bento Ferreira¹

Tania Sueli Fantini²

RESUMO
O meio ambiente tem sido uma preocupação mundial, sustentabilidade é tema de muitas palestras e congressos no Brasil e pelo mundo. Apesar de ecologistas discutirem a mais de meio século osefeitos da ação do homem sobre o meio ambiente, a temática é recente. Cuidar do aspecto ambiental não é perda de tempo mais urgência global. A falta de um gerenciamento consciente, ou seja, na utilização dos recursos naturais e o consumo descomedido da população, desencadeiam um processo continuo de desequilíbrio ambiental, social e econômico. As grandes empresas e corporações estão aderindo a projetossociais com o intuito de desenvolver uma educação socioambiental e projetos econômicos voltados a uma reestruturação de consumo na busca de uma consciência responsável. Se a mídia fala de sustentabilidade ou de responsabilidade socioambiental a escola deve ser a mais interessada em fazer parte dessa corrente em prol da continuidade da sociedade no planeta. A escola tem papel fundamental naconstrução da sociedade por uma educação sustentável, mesmo em meio a tantas dificuldades, turbulências e desigualdades ela é voz ativa para contribuir na transformação e formação do cidadão. É preciso conhecer para interagir, através dos gestores e da equipe pedagógica que a transformação começa na renovação de conceitos e paradigmas sobre o meio ambiente. Toda equipe escolar, funcionários, voluntáriose alunos fazem parte desse desenvolvimento para uma consciência sustentável.

PALAVRAS CHAVES: Sustentabilidade; Meio Ambiente; Educação Sustentável.

1 INTRODUÇÃO
Desde a década de 60 a Organização das Nações Unidas vem debatendo e propondo alternativas para o atual modelo de desenvolvimento em direção a uma sustentabilidade planetária.
Na década de 60 e 70 o conceito de Educaçãoambiental estava vinculado muito a atividades sobre a ecologia, biografia e preservação da natureza, estimulando, num primeiro momento, um retorno à chamada a natureza intocada e uma visão romântica de mundo.
Simultaneamente, o forte debate da questão ambiental foi marcado pela concepção alarmista e catastrófica dos problemas ambientais, apontados pelas ONGs, pelo movimento ambientalista e por gruposde cientistas.
Outra concepção de Educação Ambiental enfoca o diagnostico e a resolução de problemas concretos, que na maioria das vezes fica na mera constatação de fatos e danos ambientais. Ou seja, fica restrita a ações isoladas e executadas em datas comemorativas e eventos específicos relativos ao meio ambiente.
Muitas vezes é caracterizada por um tom alarmista, exagerado e catastrófico daquestão ambiental, apenas identificando os problemas ambientais e deixando transparecer uma grande dificuldade na resolução destes.
Podemos destacar um grupo de concepções de educação ambiental que considera os problemas ambientais como conseqüência de processos de transformação e construção histórica, cultural e tecnológica, cujas ações são, em sua maioria, localizadas no tempo e no espaço.
Aeducação ambiental está relacionada com o meio e a forma da humanidade de pensar coletivamente.
Dentro destas concepções a escola tem papel incomparável na intenção de alinhar os conceitos para uma educação ambiental consciente. Os paradigmas precisam ser quebrados e a escola precisa envolver-se ativamente nessa nova consciência da existência humana.
O gestor escolar tem papel fundamental...
tracking img