Os paradigmas do conhecimento e a pedagogia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3271 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ
UNIVERSIDADE ABERTA DO PIAUÍ
Programa de Educação a Distância








FILOSOFIA DA
EDUCAÇÃO























Os Paradigmas do Conhecimento e Pedagogia:













Os Paradigmas do Conhecimento e a Pedagogia
Resumo
Esta Unidade faz uma abordagem epistemológica da pedagogia, procurando resgatar sua construçãohistórica desde as origens filosóficas até os movimentos que visam a instituir um suporte teórico que confirme sua inserção no campo da cientificidade do conhecimento. Diante do que analisa sua aproximação às Ciências Humanas em seus procedimentos de produção de conhecimento, desta forma, inaugura o campo das Ciências da Educação. A discussão desta temática está distribuída nos seguintes tópicosprincipais: A Epistemologia: Conceito e Questionamentos e Significação; A construção da Pedagogia: as racionalidades do conhecimento; Os Questionamentos Epistemológicos da Pedagogia: a especificidade da pedagogia e as relações com as ciências da educação. Com o que visa a atingir as metas seguintes: Entender o Conceito de Epistemologia e o Sentido de seu Questionamento no Campo da Educação;Distinguir as Concepções de Pedagogia nas diferentes racionalidades do conhecimento; Discutir os questionamentos da natureza da Pedagogia em relação aos critérios de cientificidade; e, Caracterizar a relação entre Pedagogia e as Ciências da Educação.

OS PARADIGMAS DO CONHECIMENTO E A PEDAGOGIA


. A Epistemologia: Conceito, Questionamentos e Significação

A realidade pode ser compreendida eexplicada de forma mística, mítica, científica, filosófica e pelo senso comum. Sendo que, independente do modo que cada uma destas formas sistematiza o sentido de ser da realidade, constitui uma busca de conhecimento, de referência da realidade percebida em seu sentido de ser. Desta forma, pode-se dizer que a elaboração de sentido envolve, necessariamente, um sujeito cognoscente – que busca oconhecimento – e um objeto cognoscível, que pode ser conhecido.

Por esta perspectiva as modalidades em questão seriam o conhecimento filosófico e o conhecimento científico, os quais se fazem de forma metódica, tendem a ser aplicados conforme interesses particulares tomados como universais, bem como, suas aplicações produzem consequências que podem expressar restrições ou ampliações interessantes oudesinteressantes à realidade humana ou natural.

Estas atividades de questionar, avaliar e justificar o conhecimento constituem o campo da epistemologia, que, em um sentido mais clássico, tem como objeto de estudo a estruturação, a fundamentação, a validade e implicações político-ideológicas da cientificidade do conhecimento. Visto desta forma, a análise epistemológica em si não é científica, mascrítica, avaliativa, argumentativa, traços que caracterizam a atividade filosófica.

4.2. As Tendências da Abordagem Epistemologica:
Analítica e Histórica

Por estas características a análise epistemológica apresenta-se orientada por duas tendências gerais: a analítica e a histórica. Esta com a concepção de ciência como um conhecimento da realidade em construção, aplica critérios avaliativoscondizentes com o momento histórico e situando-os no contexto sociopolítico e cultural em que o conhecimento é construído.


Tendência Analítica

A tendência analítica volta-se ao estudo da validação das estruturas formais com que se delineia a linguagem científica, de forma que, os aspectos históricos e contextuais do conhecimento não se apresentam como significativos. Esta tendência sepreocupa com uma dimensão que, essencialmente, visa a atingir o critério de objetividade do conhecimento.

Para teóricos como os do Círculo de Viena e Karl Popper, que mesmo apresentando posições diferentes quanto ao critério de validação da cientificidade do conhecimento, a linguagem científica deve apresentar sentido unívoco, de forma clara e direta, evitando sentido ambíguo, logo a polissemia...
tracking img