Os papeis dos generos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (638 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Os Papéis dos Gêneros

A sociedade tem expectativas diferentes em relação ao papel de cada gênero, como por exemplo, acredita-se que homem tenha que ser competente, competitivo, lógico, ambicioso,etc. Já a mulher, sensível, compreensiva, gentil, cheia de tato, etc. Ou seja, homem tem que ser “durão” e mulher toda “delicadinha”. Esses são perfis que a sociedade, como um todo, cria o queinfluencia, relevantemente, a concepção dos pais, que são os primeiros socializadores da criança.
As expectativas dos pais em relação aos papéis de gêneros advêm da concepção da grande família, que sãopais, tios, avós e amigos que têm influência da sociedade em que vivem (Igreja, trabalho, etc.)
Com base nessa cultura da sociedade, os pais diferem na interação com os filhos desde o nascimento deles.Menina com roupas e quarto cor-de-rosa e menino com roupas e quarto azuis ou verdes são exemplo dessas expectativas dos pais em relação aos gêneros.
A mãe preenche necessidades físicas e emocionaisda criança e o pai interage com atividades que estimulam fisicamente e mais com os meninos que com meninas, como as brincadeiras de luta, por exemplo. Os pais também diferem no modo de falar: as mãesfalam mais que os pais e sua conversa é socioemocional, enquanto a conversa dos pais é instrumental.
Aos dois anos de idade, a criança já reconhece sua identidade de gênero – masculino ou feminino-.As meninas e meninos já demonstram suas preferências por diferentes brinquedos e outros materiais.
Entre dois e três anos, o menino demonstra mais agressividade física e verbal que a menina.
Aostrês anos, as crianças já começam a escolher os pares de mesmo sexo para brincadeiras, aumentando a oportunidade de a criança aprender o comportamento adequado ao seu gênero por meio do fornecimento demodelo.
Aos quatro anos, as brincadeiras de meninos e meninas se diferem. Meninas brincam de casinha, representando papéis familiares, enquanto meninos brincam de super-heróis. Na metade da...
tracking img