Os Pap Is Geranciais

305 palavras 2 páginas
Henry Mintzberg e os papéis gerenciais.

Mintzberg é uma das mais brilhantes mentes contemporâneas em planejamento, estratégia e gerência de negócios. Autor de 13 livros e de mais de 140 artigos, é um ousado estudioso da posição gerencial que desenvolveu valorosos trabalhos sobre a atuação do gestor e dos tipos de empresa em que estão inseridos. Em função da brevidade do texto, concentremos nossa discussão acerca dos papéis ocupados pelos gerentes na visão de Mintzberg.
O autor vê claras diferenças entre o que os gerentes fazem e o que são orientados a fazer, ele acredita que a prática cotidiana exige dos gerentes um flexibilidade e agilidade nas decisões que os distancia da formação acadêmica e dos regulamentos.
Para ele os gerentes precisam lidar com um grande e diverso número de funções duante o dia de trabalho. Isso os leva a assumir diferentes papéis que se integram para alcançar o melhor resultado funcional.
Mintzberg criou 3 categorias onde enquandrou 10 papéis gerenciais:

· Interpessoal:

o Testa-de-ferro – representa a empresa em sua figura física. o Líder - procura fazer confluir os interesse da equipe e dos funcionários. o Conexão – cria relações horizontais com pares fora da organização.

· Informacional:

o Monitoramento – identifica os aonteciments internos e externos que interferm na organização. o Transmissão – espalha as informações de interesse dentro da empresa. o Porta-voz – leva ao ambiente externo informações acerca da instituição.

· Decisória:

o Empreendedores – assumem a dianteira e acompanham decisões que possam interfirir nos rumos da oranização. o Gerenciador de conflitos – é o momento em que o momento precisa reagir a fatos inesperados. o Alocação de recursos – é a necessidade de movimentar os recursos da empresa para atingir o melhor resultado, controlando tempo, material e ações. o Negociação – é a capacidade de lidar com outros gerentes preparado para comprometer recursos, a fim de alcançar um resultado maior.

Relacionados