Os Ombros Suportam o Mundo
Carlos Drummond de Andrade
Chega um tempo em que não se diz mais: meu Deus.
Tempo de absoluta depuração.
Tempo em que não se diz mais: meu amor.
Porque o amor resultou inútil.
E os olhos não choram.
E as mãos tecem apenas o rude trabalho.
E o coração está seco.

Em vão mulheres batem à porta, não abrirás.
Ficaste sozinho, a luz apagou-se,
mas na sombra teus olhos resplandecem enormes.
És todo certeza, já não sabes sofrer.
E nada esperas de teus amigos.

Pouco importa venha a velhice, que é a velhice?
Teu ombros suportam o mundo
e ele não pesa mais que a mão de uma criança.
As guerras, as fomes, as discussões dentro dos edifícios
provam apenas que a vida prossegue
e nem todos se libertaram ainda.
Alguns, achando bárbaro o espetáculo,
prefeririam (os delicados) morrer.
Chegou um tempo em que não adianta morrer.
Chegou um tempo em que a vida é uma ordem.
A vida apenas, sem mistificação.

Análise:
‘’Os Ombros Suportam o Mundo’’,de Carlos Drummond de Andrade, é um poema de profundo significado ontológica e existencial. O autor toma consciência do individuo num mundo que precisa ser salvo, e ele reconhece também o fatal distanciamento entre os homens, voltando para a experiência coletiva. Remete-nos a uma face da realidade que se vive hoje, dos problemas do mundo que têm um crescimento desordenado, dos quais ele tem uma dolorosa consciência. Sua vida se impõe como uma ordem, sendo que independente do que acontece, o tempo passa e a velhice avança, tendo que continuar para enfrentar a realidade de um mundo que ele imagina carregar nos ombros e que não deve pesar mais que a mão de uma criança.

Carlos Drummond de Andrade- Biografia
Carlos Drummond de Andrade nasceu em Itabira do Mato Dentro, Minas Gerais, em 31 de outubro de 1902. Por insistência da família, formou-se em farmácia na cidade de Ouro Preto em 1925. Junto com outros escritores mineiros, fundou “A Revista”, importante publicação [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2013, 05). Os ombros suportam o mundo- análise. TrabalhosFeitos.com. Retirado 05, 2013, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Os-Ombros-Suportam-o-Mundo-An%C3%A1lise/893167.html

MLA

"Os ombros suportam o mundo- análise" TrabalhosFeitos.com. 05 2013. 2013. 05 2013 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Os-Ombros-Suportam-o-Mundo-An%C3%A1lise/893167.html>.

MLA 7

"Os ombros suportam o mundo- análise." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 05 2013. Web. 05 2013. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Os-Ombros-Suportam-o-Mundo-An%C3%A1lise/893167.html>.

CHICAGO

"Os ombros suportam o mundo- análise." TrabalhosFeitos.com. 05, 2013. Acessado 05, 2013. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Os-Ombros-Suportam-o-Mundo-An%C3%A1lise/893167.html.