Os novos habitos da classe c

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2129 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CURSO DE GRADUAÇÃO DE SERVIÇO SOCIAL
DISCIPLINA DE: SOCIOLOGIA, PSICOLOGIA SOCIAL
PROFESSORES: LISNÉIA RAMPAZZO, SÉRGIO GOES, ADARLY ROSANA, MÁRCIA BASTOS.

OS NOVOS HÁBITOS DE CONSUMO DA CLASSE C, EM TERMOS DE DIREITOS O QUE ISSO QUER DIZER?

ALUNOS(A): CLÉA MARIA DO NASCIMENTO SANTOS
FILOMENA SAMPAIO DE ALMEIDA
JAQUELINE FREITAS DIAS
LINARD SOUSA DE OLIVEIRATARQUÍSIA RIBEIRO PIO MAIA
VANDERLÚCIA LOBO SOUSA

FORTALEZA - CE
2012
INTRODUÇÃO

A Classe C é a que tem apresentado maior crescimento, tanto em termos de consumo quanto em relação ao incremento da população brasileira. Pode se verificar que a classe C nos últimos anos tem obtido com mais facilidade na linha de crédito, financiamento para o consumo dos produtos de maior necessidade.Convém destacar que foi importante a redução do IPI para compra de produtos de linha branca.
Os fatores que levaram ao crescimento da classe C são: Educação, Trabalho e as políticas econômicas e sociais do governo federal. Os maiores dados de consumo da classe C são: Compras de computadores, celulares modernos, apartamentos financiados pela Caixa Econômica Federal, carros financiados,cartões de créditos entre outros.
Enquanto ao grau de escolaridade, a classe C possui em sua maioria o ensino fundamental, depois o ensino médio e bem depois vem o superior completo, pois hoje em dia ficou mais fácil entrar em uma faculdade e até mesmo financiar pelo banco, como o FIES, financiamento estudantil.

A CLASSE C

A classe C está evoluindo e sendo aclamada como anova classe média. A população que se encaixa nessa classe aproveita o “boom” econômico dos últimos anos para elevar seu padrão de vida, com o crescimento do número de locais de trabalho, melhores salários e maior acesso ao crédito.
O Brasil vivenciou um contínuo fenômeno de mobilidade social, quem mais se beneficiou nesse processo de reformulação da pirâmide populacional foi a classe C,atualmente conhecida como a nova classe média brasileira.
Com o aumento do poder aquisitivo da classe C, diversos setores de consumo têm direcionado sua atenção a esse grupo de brasileiros, que mesmo com a crise econômica alguns segmentos continuarão lucrando com a ascensão da classe C, como o de móveis, de viagens, de lazer, de telefonia, informática, automóveis e de eletrodomésticos,só este último representa 43% da intenção de compras.
Segundo Neri, a nossa classe C aufere em média a renda média da sociedade, ou seja é classe média no sentido estatístico. A classe C é a imagem mais próxima da média da sociedade brasileira. Dada a desigualdade, a renda média brasileira é alta a relação aos extratos inferiores da distribuição.
Temos vivenciado um crescimentosúbito da classe C, falo “súbito”, pois tal crescimento parece mesmo que não houve uma continuidade evolutiva. O novo presente nasce praticamente sem passado. A evolução da classe “C” foi excepcional nestes últimos 10 anos que deixou esquecido cem anos de conservadorismo, levando-nos a crer em uma mudança radical, abrir então as portas para novos hábitos, mundos e comportamentos.
Nojornal globo em 27 de janeiro deste presente ano, a presidente Dilma Roussef afirmou que o crescimento das classes A, B e C no Brasil mostram “um efeito enorme” do governo brasileiro. Dilma disse ainda que continuar tirando pessoas da pobreza é um compromisso ético de seu governo.
De acordo com as pesquisas divulgadas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), do início de 2003 até maio desteano, a classe C teve crescimento de 39,5 milhões de novos integrantes no período descrito acima, um aumento de 46,57%. O depoimento da Presidente e a pesquisa, só veio comprovar que a classe C é uma população com potencial substancial e a cada dia as oportunidades surgirão neste novo Brasil.
Processo migratório de bens e serviços pelas classes econômicas inconformidade com as políticas...
tracking img