Os norte-americanos emigram para o brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1303 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Tão logo acabou a guerra da secessão, muitos
deles não aceitaram conviver com seus
escravos então libertos. Por isso, vários
sulistas resolveram estabelecer-se aqui.

Há um capítulo de história brasileira (ou americano) que poucos conhecem e que até hoje não foi devidamente pesquisado: é a emigração de norte-americanos dos estados do sul para o Brasil, quando láacabou a guerra de secessão. É que eles não aceitaram conviver em pé de igualdade com seus escravos então libertos.
As poucas notícias que temos são encontradas na revista “His - panic American Historical Review
” ( Durbam; 1927; vol 7°; parág. 192-210) num artigo de L.F Hill: “Confederate exiles to Brazil” Numa outra revista, a “The Alabama Historical Quartely” (Mountgomery; 1930; vol1°; n°2; pág. 74-95; e n°3; pág. 280-305; e n°4; pág. 467-488) há uns artigos de P.A Branon: “Southern Emigration to Brazil”.
Não é muita coisa, mas dá uma ideia dos norte-americanos que emigraram para o Brasil. Aliás, para o Estado do Espírito Santo, como é o caso da família Thomás.
No ano de 1865, tão logo acabou a guerra de secessão, vários grupos de sulistas cogitaram estabelecer- se na“terra do café”, isto é, no Brasil, com o qual já existiam, fazia décadas, ligações comerciais de café e algodão.
Eles tinham conhecimento da vastidão de terras desocupadas e abandonadas no Norte e no centro
do Brasil. Terra boa para o plantio de café e algodão.
Eles tinham conhecimento do baixo custo da mão-de-obra.
Quanto ao clima, era quase parecido com o Sul dos Estados Unidos.Então, de Nova Orleans, de Charlestown e Mobile, acomodados em pequenos navios, vários grupos de norte-americanos, com suas famílias, começaram a chegar ao Brasil. Eram pessoas que na guerra de secessão haviam perdido tudo: casas, colheitas , escravos.
Visto que a experiência dava certo e que os brasileiros eram realmente pessoas acolhedoras, bem diferentes dos odiados yanques, programou-se umaemigração bem planejada.
Fundaram, primeiramente, a “Southern Colonization Society” que escolheu três membros, dois da Geórgia e um da Carolina do Norte, para virem ao Brasil e estudar, no lugar, a situação real e a conveniência para uma emigração de norte-americanos. Observe o leitor como lá tudo se planeja , nada se faz ao acaso!
Os três vieram e ficaram algumn tempo contactandoautoridades brasileiras e técnicos em agricultura.
Então, eles deram seu parecer favorável, ainda mais que as autoridades brasileiras mostraram-se
entusiastas com esta emigração. Com efeito, o governo imperial pagava um terço das passagens
dos emigrantes, além de dotá-los com tanta terra como nunca teriam tido, nos EUA. O entusiasmo dos sulistas americanos foi enorme, ao ponto de programarem para oano de 1867 uma grande emigração para o Brasil, tomando para o seu trecho do Velho Testamento onde Yahvéh diz a Abrão: “Sai da tua terra e do teu parentesco, e da casa de teu pai, e vem para a terra que eu te mostrarei.
Foi tão grande o fluxo migratório, que as autoridades norteamericanas ficaram preocupadas e procuraram impedi-lo; mas não conseguiram, pois o sul era devastado pela guerra eisto favorecia
os emigrantes.
É difícil dizer quantos americanos vieram ao Brasil, se três mil ou 30 mil.
Sabemos que vieram com suas esposas e filhos, que cerca de 200 se instalaram em Santarém, às
margens do rio Tapajós, no Pará.
Os demais vieram para o Espírito Santo e para São Paulo.
E o que aconteceu com estes norte-americanos que vieram instalar-se aqui? James Edmonds, em 1940,fez uma demorada pesquisa que publicou no “The Saturday Evening Post ” (4/1/94); pág7 30-46). Eis alguns trechos do seu longo relatório: “São Paulo, no Brasil, era uma cidade do interior; mas com o passar dos anos se transformou na terceira cidade da América do Sul. No Brasil, não há mais império; agora, há muita república (parêntese meu: são bem atrasados os conhecimentos geopolíticos
dos...
tracking img