Os neoclássicos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4798 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Os Neoclássicos
Índice
Introdução a Economia Neoclássica
Biografia de Schumpeter
Contribuição de Schumpeter
Obra de Schumpeter: Capitalismo, Socialismo e Democracia
Neo Schumpeterianos
Conclusão
Bibliografia
Introdução a Economia Neoclássica
A economia neoclássica sistematizou a oferta e demanda como determinantes conjuntos do preço e da quantidade transacionada em umequilíbrio de mercado, afetando tanto a alocação da produção quanto a distribuição de renda. Ela dispensou a teoria do valor-trabalho em favor da teoria do valor-utilidade marginal no lado da demanda e uma teoria mais geral de custos no lado da oferta. Na microeconomia, a economia neoclássica diz que os incentivos e os custos tem um papel importante no processo de tomada de decisão. Um exemplo imediatodisso é a teoria do consumidor da demanda individual, que isola como os preços (enquanto custos) e a renda afetam a quantidade demandada. Na macroeconomia é refletida numa antiga e duradoura síntese neoclássica com a macroeconomia keynesiana. A economia neoclássica é a base do que hoje é chamada economia ortodoxa, tanto pelos críticos quanto pelos simpatizantes, mas com muitos refinamentos que oucomplementam ou generalizam as análises anteriores , como a econometria, a teoria dos jogos, a análise das falhas de mercado e da competição imperfeita, assim como o modelo neoclássico do crescimento econômico para a análise das variáveis de longo-prazo que afetam a renda nacional.
O valor da economia neoclássica pode ser medido pelo conjunto de verdades para as quais ela fornece esclarecimento. Asverdades que dizem respeito a incentivos sobre preços e informação, sobre a interdependência das decisões e sobre as conseqüências não-intencionais das escolhas.
Biografia: Joseph Alois Schumpeter
Joseph nasceu em Triesch, atual Třešť, Morávia, que era, então, parte do Império Austro-Húngaro (atualmente República Checa), em 1883 - mesmo ano da morte de Karl Marx e do nascimento de JohnMaynard Keynes. De família católica e único filho de pais alemães étnicos. Seu pai, um fabricante de tecidos, morreu precocemente, e sua mãe casou-se então com um oficial de alta patente do exército austro-húngaro. O jovem Schumpeter recebeu uma educação tipicamente aristocrática — forte nas Humanidades, fraca em Matemática e ciência — noTheresianum, instituição jesuíta de ensino, fundada pelaimperatriz Maria Teresa, em Viena, no ano de 1746 [1] Em 1901 Schumpeter ingressou na faculdade de Direito da Universidade de Viena Na universidade, Schumpeter teve cursos de economia ministrados por Friedrich von Wieser (1851–1926) e participou de seminários de Eugen Böhm von Bawerk (1851–1914), junto com outros economistas em formação, como Ludwig von Mises (1881-1973) e os austromarxistas Otto Bauer(1881-1938) e Rudolf Hilferding (1877-1941). Começou a lecionar antropologia em 1909, na Universidade de Czernovitz (hoje na Ucrânia), e, a partir de 1911, na Universidade de Graz, onde permaneceu até a Primeira Guerra Mundial. Em março de 1919 assumiu o posto de Ministro das Finanças da República Austríaca, permanecendo por poucos meses nesta função. Em seguida, assumiu a presidência de um bancoprivado, o Bidermann Bank de Viena, que faliu em 1924. A experiência custou a Schumpeter toda a sua fortuna pessoal e deixou-o endividado por alguns anos. Depois desta passagem desastrosa pela administração pública e pelo setor privado, decidiu voltar a lecionar, desta vez na Universidade de Bonn, Alemanha, de 1925 a 1932. Com a ascensão do Nazismo, teve que deixar a Europa. Viajou pelo Japão e pelosEstados Unidos, para onde se transferiu, em 1932, assumindo uma posição docente na Universidade de Harvard, em Cambridge (Massachusetts). Ali permaneceu até sua morte, em janeiro de 1950, pouco antes de completar 67 anos. Schumpeter foi muito estimado por seus alunos, vários dos quais se tornaram seus leais seguidores.
Contribuições de Joseph A. Schumpeter
OBRAS
Suas principais obras...
tracking img