Os negócios no brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4576 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Educação de Infância: Espaço Facilitador para o Desenvolvimento de Competências Tecnológicas

Henrique Santos
henriquehsantos@gmail.com

Educador de Infância EB1+JI de S. Miguel – Enxara do Bispo

Lisboa, Fevereiro de 2010

Resumo Neste artigo, apresentam-se algumas reflexões sobre o papel das tecnologias na Escola de hoje, designadamente no nível da educação pré-escolar. Torna-sepertinente a reflexão sobre a importância da utilização educativa das tecnologias da informação e da comunicação na construção de ambientes capazes de ajudar a formar seres humanos com capacidade, competência e vontade de aprender, a partir do jardim de infância Nesta comunicação importa reflectir o espaço de aprendizagem numa perspectiva holística e integrada e também o papel do docente, enquantopessoa e profissional, que assume especial relevo, considerando-se, para o efeito, a sua prática, reflectida e avaliada numa perspectiva de desenvolvimento pessoal, cultural e social e da sua relação com a Escola. Por último, analisam-se algumas práticas, observadas em contexto, propondo-se alguns eixos de análise para reflexão.

Palavras-chave Educação de Infância, Competências, HabilidadesSociais, Tecnologias da Informação e da Comunicação, Gestão do Currículo, Formação.

2

Introdução De acordo com inúmeras perspectivas, evidenciadas ao longo dos últimos anos, é na transição para o jardim de infância que a criança começa a moldar as competências e habilidades sociais, inserindo-se ou não em grupos de pares, desenvolvendo toda uma gama de comportamentos que a levarão a níveis dedesenvolvimento superiores. É nesse espaço feito de comunicações interpessoais que se vivenciam as primeiras transições, os primeiros conflitos e os primeiros confrontos com uma realidade não tão protegida quanto a familiar. A Educação de Infância tem vindo a ser progressivamente considerada a etapa inicial de educação básica. As razões que têm levado os países a actuar na base desse pressupostoderivam dos dados provenientes da investigação (que confirmam a vantagem educativa para as crianças da frequência de educação PréEscolar) e das características das sociedades desenvolvidas (urbanizadas, massificadas, informatizadas, mediatizadas, globalizadas e multiculturais) que tornam as famílias cada vez mais desprotegidas, impreparadas e indisponíveis para uma educação completa das crianças.A frequência de um contexto formal tem-se tornado, assim, indispensável para proporcionar às crianças vivências alargadas, relevantes e adequadas que contribuam para a preparação para uma vida cujas características já experimentaram, em parte, através da família e dos media. Educar para uma acumulação de conhecimentos deixou de ser a grande finalidade da educação, apontando-se antes para anecessidade de proporcionar a cada indivíduo as condições que lhe permitam aproveitar e utilizar, do berço até ao fim da vida, todas as oportunidades que se lhe oferecem no sentido de actualizar, aprofundar e enriquecer os seus primeiros conhecimentos e de se adaptar a um mundo em permanente mudança. Trabalhar de forma qualitativamente superior em educação de infância pressupõe que o educador sejacapaz de responder adequadamente não só à diversidade das infâncias, observável nos diferentes contextos educativos, mas também que o

3

educador seja um profundo conhecedor das áreas de conteúdos que aborda e que utilize estratégias de documentação e avaliação que fundamentem o desenvolvimento do currículo, os processos de ensino e de aprendizagem.

Que Competências e em que currículo? “(...) Contava o orador que, numa das usas viagens, visitou um lugar em que se estava a iniciar uma construção. Aproximou-se de um dos operários e perguntou-lhe o que estava a fazer. O operário respondeu que estava a picar uma pedra para que ficasse lisa e quadrada. De seguida, aproximando-se de um outro operário fez-lhe a mesma pergunta, tendo este respondido que estava a preparar uns pilares que...
tracking img