Os movimentos sociais e a questão do desenvolvimento

Páginas: 5 (1219 palavras) Publicado: 21 de março de 2011
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ – UNIOESTE
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS – CCSA
DISCIPLINA: CONCEPÇÕES DE DESENVOLVIMENTO
PROFESSOR: ADILSON ALVES

OS MOVIMENTOS SOCIAIS E A QUESTÃO DO DESENVOLVIMENTO

Edelena Toniazzo

FRANCISCO BELTRÃO
2011

OS MOVIMENTOS SOCIAIS E A QUESTÃO DO DESENVOLVIMENTO

O conceito de desenvolvimento tornou-se objeto de váriasdefinições ligadas as culturas e teorias que se fundam com os momentos históricos. O objetivo do desenvolvimento sempre foi o de apontar caminhos para a reprodução do capitalismo.
Para Fávero (2003) desenvolvimento significa crescimento, progresso ou evolução do capital, enquanto dinâmica é um processo natural com sua origem na natureza e seu habitat no mercado. Durante o século XX predominou aidéia que o desenvolvimento tem no Estado a sua força organizadora e na indústria a força motriz. Com isso acreditava-se que a burguesia abriria espaços para a participação no poder dos trabalhadores.
Segundo Vasconcelos (2002), desenvolvimento econômico é um conceito mais qualitativo incluindo as alterações da composição do produto e a alocação dos recursos pelos diferentes setores daeconomia, de forma a melhorar os indicadores de bem-estar econômico e social.
A crise de 1930 fez desaparecer a confiança num processo de desenvolvimento estável e em longo prazo. Para a continuidade do processo de desenvolvimento econômico dependeria uma correta política de Estado o qual deveria selecionar e manter o controle e até mesmo aumentar os gastos públicos em períodos de crise e deaumento de desemprego.
Com isso dar-se-ia um deslocamento do eixo no entendimento do problema do desenvolvimento onde se transferia o suporte do mercado para o Estado, mas transferindo-se o monopólio da estruturação e gestão da seguridade social o desenvolver significaria produção de coesão social obtido através do pleno emprego. Nessa idéia estava a crença de a pobreza das populações seriasuperada com a industrialização dos países.
Após a Segunda Guerra Mundial o conceito de desenvolvimento subordinou-se a dinâmica de um mundo bipolar no contexto da chamada guerra fria nos debates a respeito dos termos e das estratégias para a construção de uma nova ordem mundial que tinha como base a teoria keynesiana, sujeitos as idéias do desenvolvimento à de segurança nacional, com isso aidéia de desenvolvimento passou uma questão nacional que deveria ser coordenada pelos Estados que tinha como objetivo criar uma sociedade mais unida e segura contra a aventura comunista que tinha como motor a industrialização.
No plano internacional, os países foram hierarquizados e relacionados em uma escala que distinguia os mais dos menos desenvolvidos utilizando como critério o PIB eo PIB per capita e a industrialização. Os países subdesenvolvidos deveriam ter como exemplo esses países, vale ressaltar que mesmo as analises tenham se voltado para os países centrais também foram acolhidas pelos países periféricos dando origem ao chamado modelo desenvolmentista. Com a crise de 1930 o desenvolvimento deixava de ser um problema econômico para se tornar também um problema desociedade. Foi assim que vários estudiosos deram origem as chamadas sociologia do desenvolvimento.
No Brasil, dois tipos de abordagens ganharam ênfase, no primeiro se distinguiam noções como as de desenvolvimento, modernização, mudança, evolução e progresso social, o segundo propunha-se a contribuir para a analise e a elaboração de estratégias visando fornecer os caminhos para o desenvolvimentonacional.
De acordo com Fávero (2003) no Brasil dois autores se destacaram nesse debate, um deles foi Florestan Fernandes e o outro foi Costa Pinto.
O desenvolvimento social define-se como a multiplicação das formas de interação numa determinada sociedade, acompanhando o desenvolvimento cultural. Trata-se de um conceito inclusivo, que compreende todos os fenômenos de mudança...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A QUESTAO SOCIAL E SEU DESENVOLVIMENTO CAPITALISTA
  • Movimentos sociais e desenvolvimento
  • Questão Agraria Movimentos sociais e Serviço social; Velhos problemas, novos desafios.
  • Questão Social e Movimentos Sociais: Crise, Revolução e Suas Implicações No Cenário Contemporâneo das Lutas Sociais Sob...
  • Questao social
  • Questão social
  • Questão social
  • Questão social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!