Os movimentos artisticos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1861 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Os Movimentos Artísticos
Um movimento artístico é uma tendência ou estilo em arte com uma filosofia ou objetivo comum, seguido por um grupo de artistas durante um restrito período de tempo (normalmente por alguns meses, anos ou décadas).
Os movimentos artísticos foram especialmente importantes na arte moderna, onde cada movimento consecutivo era considerado como vanguardista.
Os movimentosartísticos parecem ser um fenômeno quase exclusivo da Arte Ocidental. O termo refere-se a tendências em artes visuais e arquitetura, e por vezes literatura. Na música é mais comum falar de gêneros e estilos.
Um movimento artístico é caracterizado por idéias comuns, data de criação, local, participantes e, em alguns casos, por um manifesto. Como exemplo, tem-se o Impressionismo[1] como o primeiromovimento que agregou a maioria desses quesitos. Antes disso a História da Arte era mais analisada por períodos, escolas, tendências e estilos, tais como:
* "O período renascentista"[2],
* "A escola flamenga"[3],
* "O estilo gótico"[4],
* "A tendência romântica[5].
* Quando um grupo de artistas tem um objetivo ou ideal em comum - produzindo obras que seguem um estilo ou tendênciasemelhante durante certo período de tempo, dizemos que existe um "Movimento Artístico".
* Os movimentos artísticos podem durar meses, anos ou décadas.
* Não são restritos ao mundo das artes plásticas, podendo também englobar a dança, a música, a arquitetura, a literatura, etc.
* Os Movimentos Artísticos Têm estreita relação com a época e a cultura de cada país. Ora são reflexo do queestá acontecendo na sociedade, ora indicam novos caminhos para o pensamento humano.
* Alguns rompem barreiras territoriais e influenciam a arte de outros povos. Outros só tem sentido em seu contexto social.
* Alguns Movimentos nascem como crítica à produção artística habitual. Outros resgatam ensinamentos de antigos movimentos.
*
Principais Movimentos Artísticos do Século XX

Oséculo XX é marcado por profundas mudanças históricas, as quais afetaram drasticamente o comportamento político-social do nosso tempo. Foi onde acentuaram-se as diferenças entre a alta burguesia e o proletariado, dando maior força ao capitalismo e fazendo surgir os primeiros movimentos sindicais, como algumas das consequências do Pós Guerra.
Mediante todo o acúmulo de acontecimentos pertencentes à esseperíodo, cheio de contradições e complexidades, é possível encontrar um terreno farto para a criação de novos conceitos no campo das artes.
Assim, os movimentos e as tendências artísticas, tais como o Expressionismo, o Fauvismo, o Cubismo, o Futurismo, o Abstracionismo, o Dadaísmo, o Surrealismo, a Op-art e a Pop-art  expressam, de um modo ou de outro, a perplexidade do homem contemporâneo.
OExpressionismo surge como uma reação ao Impressionismo, pois no primeiro, a preocupação está em expressar as emoções humanas, transparecendo em linhas e cores vibrantes os sentimentos e angústias do homem moderno. Enquanto que no Impressionismo, o enfoque resumia-se na busca pela sensação de luz e sombra.
O Fauvismo  foi um movimento que teve basicamente dois princípios: a simplificação das formasdas figuras e o emprego das cores puras, sem mistura. As figuras não são representadas tal qual a forma real, ao passo que as cores são usadas da maneira que saem do tubo de tinta.  O nome deriva de ‘fauves’ (feras, no francês), devido a agressividade no emprego das cores.
No Cubismo podemos observar a mesma despreocupação em representar realisticamente as formas de um objeto, porém aqui, aintenção era representar um mesmo objeto visto de vários ângulos, em um único plano. Com o tempo, o Cubismo evoluiu em duas grandes tendências chamadas Cubismo Analítico e Cubismo Sintético. O movimento teve o seu melhor momento entre 1907 e 1914, e mudou para sempre a forma de ver a realidade.
O Futurismo abrange sua criação em expressar o real, assinalando a velocidade exposta pelas figuras em...
tracking img