Os motivos que levam as pequenas empresas à morte

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (562 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Resenha crítica do artigo: Os motivos que levam as pequenas empresas à morte
Autor: Fauze Najib Mattar

Ideias centrais:
“Há uma crença generalizada de que o que é grande é melhor e maiseficaz.”
“Do ponto de vista econômico-social, na grande maioria das atividades, as pequenas e médias empresas são mais eficazes.”
“Quais seriam os motivos que levam a empresa a essa baixa sobrevivência?Esses motivos são de duas ordens: motivos externos e motivos internos.”

Palavras chaves:
Empresas, baixa sobrevivência, motivos externos, motivos internos.

Resumo:
O texto: Os motivos que levamas pequenas empresas à morte, de Fauze Najib Mattar, relata o anseio de alguns empresários em transformarem seus negócios em grandes empresas. No texto o autor expõe alguns dos motivos que fazem comque as pequenas empresas morram de forma prematura. O autor divide os motivos da morte em dois fatores: Morte por motivos externos - aquilo que está fora do controle da empresa e interfere diretamenteem sua sobrevivência, tem vínculo com o meio ambiente da empresa. E a morte por motivos internos - que são os pontos fracos da própria empresa.
Ao longo do texto, Mattar explica que os motivosexternos são:
- “Efeito Sanduíche”: A empresa compra de grandes fornecedores e vende para grandes clientes. Nessa situação, se a empresa não conseguir encontrar o ponto de equilíbrio no preços, que sãoimpostos pelos fornecedores e pelos clientes, ela certamente quebrará.
- Tratamento indiferenciado na legislação: As pequenas, médias e grandes empresas, nacionais, multinacionais ou governamentais, decapital intensivo ou mão-de-obra intensiva, no início da atividade ou adulta, estão sujeitas as mesmas leis (tributárias, trabalhistas e sociais). Isso é no mínimo injusto!
- Baixo volume de créditodisponível: As pequenas empresas são consideradas como de alto risco para banqueiros e grandes empresas. Com isso esses “patrocinadores” evitem e até reduzem ao mínimo os créditos que poderiam...
tracking img