Os moluscos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (661 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Os moluscos (do latim molluscus, mole) constituem um grande filo de animais invertebrados, marinhos, de água doce ou terrestres, que compreende seres vivos como os caramujos, as ostras e as lulas.Tais animais têm um corpo mole e não-segmentado, muitas vezes dividido em cabeça(com os órgãos dos sentidos), um pé muscular e um manto que protege uma parte do corpo e que muitas vezes secretauma concha. A maior parte dos moluscos são aquáticos, mas existem muitas formas terrestres como os caracóis.
A biologia dos moluscos é estudada pela malacologia, mas as conchas - ainda do ponto de vistabiológico, não do ponto de vista dos coleccionadores - são estudadas pelosconcologistas.
O filo Mollusca é o segundo filo com a maior diversidade de espécies, depois dosArtrópodes, (cerca de 93 000espécies viventes confirmadas[1] e até 200 000 espécies viventes estimadas[2], e 70 000 espécies fósseis[3]) e inclui uma variedade de animais muito familiares. Essa popularidade deve-se, em grande parte, àsconchas desses animais que servem como peças para coleccionadores. O filo abrange formas tais como as ostras, as lulas, os polvos e os caramujos.
Os moluscos são variados e diversos, incluindovárias criaturas familiares conhecidas pelas suas conchas decorativas ou como marisco. Variam desde os pequenos caracóis eamêijoas até ao polvo e à lula (que são considerados os invertebrados maisinteligentes). A lula-gigante é possivelmente o maior invertebrado, e, exceptuando as suas larvas e, para além de alguns espécimes jovens recentemente capturados, nunca foi observada viva.A lula-colossal poderá ser ainda maior, uma lula-colossal foi encontrada congelada por pescadores, o comprimento da lula chegou a aproximadamente catorze metros e pesando cerca de 450 quilos.
Possuem um sistemadigestivo completo (da boca ao ânus). Os gastrópodes e oscefalópodes apresentam uma estrutura chamada rádula, formada por dentículos quitinosos que raspam o alimento.
Os bivalves apresentam um estilete...
tracking img