Os modelos indigenistas do brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1566 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Dois grandes modelos analíticos de politicas indígenas se confrontem no Brasil durante a segunda metade do século XX. Era esses, o modelo protecionista e integracionista.
Tais modelos pautaram as relações entre os índios e os chamados “povos civilizados”, no século XX. Nas ideias protecionistas, as comunidades indígenas deveriam ser protegidas pelo poder publico contra as frentes de expansão“civilizadas”. Deveria haver uma criação de reservas indígenas que possibilitariam a reprodução simbólica das comunidades, até que nossa civilização estivesse pronta para integrá-los, sem que houvesse perda de sua identidade cultural.
Porém, com o surgimento da Operação Amazonas, a politica indigenista brasileira estaria subordinada a politica econômica estatal, surgindo então, o modelointegracionista. Modelo esse que pretendia integrar rapidamente as comunidades indígenas, de forma econômica, à sociedade brasileira como reserva de mão-de-obra para o trabalho. O modelo integracionista era o oposto do mencionado anteriormente, pois queriam o desenvolvimento brasileiro e para isso passariam por cima de quem fosse necessário, ou seja, sua meta prioritária era o crescimento econômico. Com isso oíndio, que era considerado inferior, não podia apresentar-se como um obstáculo para que houvesse tal crescimento e consequentemente a maior integração das aéreas mais afastadas com o restante do país. Deixa-los, portanto, no estado “primitivo” seria um ato desumano dos protecionistas, visto que a comunidade indígena tem o direito de usufruir da civilização.
Desse modo, o índio passaria a servisto apenas a partir da ótica das relações de produção. Um processo de integração esse, que não seria nada além do que a degradação das comunidades indígenas, na qual o índio seria manipulado como uma peça de xadrez de acordo com os interesses econômicos presentes.
Já que a politica integracionista é inviolável, o posicionamento dos irmãos Villas Boas teria uma preocupação protecionista epreservacionista. Politica Indígena esta, baseada nas ideias de Marechal Rondon, que pretendia interferir o mínimo possível na vida e organização desses povos. Uma politica humana e consciente, repleta de realismo e ceticismo, pois sabiam que seria impossível manter o índio em um estado de cultura pura. Para Claudio de Orlando Villas Boas, assim define-se a questão indígena no Brasil: “Em nossa modestaopinião, a verdadeira defesa do Índio é respeita-lo e garantir sua existência de acordo com seus próprios valores. Até que nós, os ditos “civilizados”, criemos condições apropriadas entre nós para a futura integração dos índios, qualquer tentativa de integra-los é o mesmo que introduzir um plano para sua destruição. Nós não estamos suficientemente preparados.”
A partir dessas ideias, foi implantado,na região do Xingu uma reserva para proteger os povos indígenas de contatos com as frentes de penetração de nossa sociedade, possibilitando assim que fosse mantida a identidade cultural de cada tribo. Acima da integridade física dos índios, deveria ser defendida a integridade cultural, que é repleta de tanta riqueza. Tal projeto proporcionou as comunidades xinguanas a possibilidade de não sedesagregar nem de ser dizimadas pelas frentes de penetração da sociedade brasileira.
Com a criação da reserva o objetivo não era o de isolar as comunidades e sim dar-lhes a oportunidade e possibilidade de se prepararem para um processo que seria quase inevitável. Segundo Orlando Villas Boas “O nosso conceito de integração atende a nossos interesses, mas nunca ao do índio. Uma integração no sentidoantropológico e social da palavra é irrealizável. Particularizando nosso país, pode-se afirmar que o processo usado no contato entre duas sociedades primitivas e a nossa- não é semente de destruição da cultura, mas da própria cultura.” Dessa forma, segundo Roque de Barros, existem apenas três alternativas para o índio, sendo elas:
1) Integração: caracterizado pela efetiva participação na...
tracking img