Os mitos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (543 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Os mitos
A escolha deste tema baseou-se na importância que os mitos tinham e tem para alguns povos, por mais que evidencie o ser humano, como um ser fantasioso, esta era a maneira que acreditavamexplicar a sua realidade.
A palavra mythos, deriva de dois verbos : mytheyo que significa contar, narrar, falar alguma coisa para outros, e do verbo mytheo que significa conversar, contar, anunciar,nomear, designar.
O mito trazia consigo as seguintes características, a reverência aos Deuses, a curiosidade, a obediência e o castigo como forma de punição.
Eram as divindades que guiavam eorientavam o ser humano, que não confiava em si próprio, pois acreditavam serem levados facilmente pelos sentimentos e impulsos, e que não possuíam controle sobre seus atos.
A mitologia possuía algo emcomum com a filosofia no que diz respeito a busca por explicações e respostas para acontecimentos. Porém a filosofia tinha bases para tais respostas em explicações racionais, enquanto a mitologiabuscava explicações no senso comum.
A mitologia grega, é a mais retratada por suas raízes coincidirem com as da filosofia, porém sabe-se que os mitos faziam e fazem parte até hoje da crença de muitospovos do mundo inteiro.
Os povos, em geral os mais antigos, buscavam compreender as situações que vivenciavam baseados nas histórias que há tempos circulavam em seu meio.
A mitologia surge comouma verdade, o mais engraçado é que esta verdade não exigia comprovações para sua crença, e esse era o critério do mito, a crença e não a evidência racional, aliás a ironia estava no fato de que osseres humanos se submetiam , se colocavam em uma situação de inferioridade, frente a divindades que eles próprios tinham inventado.
Além das explicações, da crença, o mito trazia consigo acomodação eera uma maneira de tranquilizar o homem , apaziguar a sua aflição.
Podemos correlacionar o mito com a religião, a crença em um Deus, obediência x castigo, o bem x o mal. Praticando o bem torno-me...
tracking img