Os minerais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5400 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
-------------------------------------------------
Parte superior do formulário

Enfermagem - Nutrição - 3° Semestre -
Curso – Enfermagem


Vitória Da Conquista – Ba
03-04-2011
Minerais
Os Minerais são uma grande classe de micronutrientes, sendo em sua maioria considerados essências. São tradicionalmente divididos em macrominerais (elementos de volume) e microminerais (elementos-traço)que são os necessários em pequenas quantidades diárias (miligramas ou microgramas), para manutenção da normalidade metabólica das células.
Funções
Os elementos minerais têm muitos papeis essenciais como:
•Regulam as atividades de muitas enzimas;
•Mantém o equilíbrio ácido-base e a pressão osmótica;
•Facilitam a transferrina, pela membrana, de nutrientes essenciais e outras molécula;
•Mantéma irritabilidade nervosa e muscular.
Macrominerais
São essências para os seres humanos adultos em quantidade de 100 mg/dia ou mais, são: Cálcio, Fósforo (fosfatos), Magnésio, Enxofre (sulfato), Sódio, Cloro e Potássio. Com Exceção do enxofre, estes minerais são encontrados tipicamente no estado iônico como componentes inorgânicos no corpo.
1. Cálcio
E mineral mais abundante do organismo,constitui cerca 1,5 a 2% do peso corporal e 39% dos minerais do corpo humano. Aproximadamente 99% do cálcio esta presente nos ossos e dentes, (por isso a importância do cálcio na alimentação da criança, para a formação óssea e dos dentes). O 1% restante do cálcio esta presente no sangue e fluido extras celulares e dentro das células de todos os tecidos, o qual regula varias funções importantes.Funções
A ingestão adequada é necessária para permitir ganhos ótimos na massa e densidade ósseas nos anos pré-puberais e da adolescência.
Quantidades adicionais de cálcio são recomendadas para atender as necessidades da gravidez e lactação. Construção e manutenção de ossos e dentes.
Influencia as funções de transporte das membranas celulares.
O cálcio ionizado inicia a formação de um coagulosangüíneo pela estimulação de tromboplastina das plaquetas sangüíneas.
Fontes Alimentares e Ingestão
As hortaliças de folhas verdes escuras, como couve, folhas de mostarda e brócolis; as sardinhas, salmão enlatado, moluscos e ostras são boas fontes de cálcio. A soja, tofú, Paes e produtos de trigo preparados com propionato de cálcio são boas fontes. E o leite e seus derivados.
Deficiência
Alteraçõescardiovasculares (incluindo hipotensão, arritmias, insuficiência cardíaca, parada cardíaca) e neuromusculares (fraqueza, espasmos musculares, hiper-reflexia, convulsões, tetania e paretesias), e doenças ósseas (como osteoporose).
Excesso
Uma ingestão muito alta de cálcio (2000 mg ou mais por dia) é causa potencial de hipercalcemia. Pode levar a calcificação excessiva em tecidos moles,especialmente os rins, alem de problemas cardiovasculares e neurológicos. Sintomas gastrintestinais também podem estar presentes.
2. Fósforo
O fósforo constitui aproximadamente 1% do peso corporal do ser humano. Cerca de 90% do fósforo encontra-se nos ossos. O restante do fósforo orgânico relaciona-se a uma serie de funções metabólicas, sendo metade dessa quantidade encontrada na musculatura. O fósforo,assim como o cálcio, esta sob influencia da vitamina D e do hormônio paratireoidiano.
Funções
O fósforo participa de várias funções essenciais do corpo. O acido desoxirribonucléico (DNA) e o acido ribonucléico (RNA) são baseados no fosfato. O fósforo relaciona-se intimamente a mineralização óssea e dos dentes, mas também têm um papel estrutural ao nível de célula, notadamente nos fosfolipídios,constituintes das membranas celulares.
O fosfato participa de numerosas atividades enzimáticas e, sobretudo tem um papel fundamental para a célula como fonte de energia sob a forma de ATP (adenosina trifosfato). É graças ao fosfato que a célula pode dispor de reservas de energia. Alem disso é importante na absorção e transporte de nutrientes, na regulação da atividade protéica e no balanço...
tracking img