Os meus trabalhos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1677 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
COMO FUNCIONA O SISTEMA DE RADIODIFUSÃO
 

A Radio é um sistema de comunicação usando ondas electro magnéticas que se propagam pelo espaço.

Usam-se ondas radiofónicas de diferente comprimento (comprimento de onda) para distintos fins.

Em geral as ondas electromagnéticas distinguem-se pela sua frequência que é inversa ao comprimento de onda.

As ondas mais curtas têm frequência maisalta e um comprimento de onda mais baixo, enquanto as ondas de frequência mais baixa têm um comprimento de onda mais elevado.A frequência corresponde a um determinado número de ciclos por segundo.

Foi o nome do pioneiro da rádio alemão Heinrich Hertz que serviu para baptizar a unidade de medida da frequência; Hertz (Hz).
Assim um ciclo por segundo equivale a 1Hz (Hertz), 1KHz é igual a 1000 Hz,ou 1000 ciclos por segundo, e assim sucessivamente.

As ondas de rádio vão de alguns KHz (Kilohertz) a vários gigahertz (GHz), 1.000 milhões de ciclos por segundo.

As ondas de luz visível são muito mais curtas. No espaço as radiações electromagnéticas propagam-se em forma de ondas a uma velocidade uniforme de quase 300.000Km por segundo.

As ondas de rádio utilizam-se não só na rádiodifusãomas também na telegrafia sem fios, telefones, televisão, radar, sistemas de navegação e a comunicação espacial. Na atmosfera as características físicas do ar originam pequenas variações do movimento ondulatório que provocam erros nas comunicações, como, por exemplo, no radar.

Além disso as tempestades e as perturbações eléctricas provocam fenómenos anormais na propagação das ondas de rádio.As ondas electromagnéticas numa atmosfera uniforme propagam-se em linha recta e como a superficie terrestre é práticamente esférica a comunicação a grande distância é possível graças à reflexão das ondas de rádio na ionosfera. As ondas de rádio de comprimento de onda inferior aos 10m, que são chamadas de frequências muito altas (VHF), ultra altas (UHF) e super altas (SHF), não se refletem naionosfera. Assim, na prática, estas ondas muito curtas só se captam à distância visual.

As frequências com comprimento de onda de alguns centímetros são absorvidas pelas gotas de água ou pelas nuvens. As inferiores a 1,5cm podem ser absorvidas pelo vapor de água existente na atmosfera limpa.

Os sistemas normais de radiocomunicação constam de dois componentes básicos: o Transmissor e o Receptor.O primeiro gera oscilações eléctricas com uma frequência de rádio denominada de frequência portadora. Pode-se amplificar a amplitude da própria frequência para variar a onda portadora. Um sinal modulado em amplitude compõe-se da onda portadora mais as bandas laterais, produto da modulação. A frequência modulada (FM) produz mais do que um par de bandas laterais para cada frequência de modulação,graças às quais são possíveis as complexas variações que se emitem em forma de voz em radiodifusão ou variações de luminosidade na televisão.

Os componentes fundamentais de um transmissor de rádio são:
- Um gerador de oscilações (oscilador) para converter as variações eléctricas em oscilações de uma determinada frequência de rádio;
- Os amplificadores para aumentarem as referidas oscilaçõesconservando a frequência establecida;
- Transductor para converter a informação a transmitir em variações de corrente eléctrica proporcionais a cada valor instantâneo da intensidade. No caso da transmissão de som o transductor é o microfóne. Para transmitir imagens utiliza-se como transductor um dispositivo fotoeléctrico.

Outros componentes importantes de um transmissor são o modulador queaproveita as voltagens proporcionais para controlar as variações na intensidade da oscilação ou frequência instantânea da portadora e a antena que irradia uma onda portadora igualmente modulada. Cada antena apresenta certas propriedades direccionais, ou seja, irradia mais energia numas direcções e menos energia em outras, no entanto estes padrões podem ser modificados de forma a que a radiação varie...
tracking img