Os metais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 26 (6402 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
  Os Metais: Origem e Principais Processos de Obtenção  
Eduardo de Albuquerque Brocchi

                           
Este documento tem nível de compartilhamento de acordo com a licença 3.0 do Creative Commons.

http://creativecommons.org.br http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/legalcode

 

   

Sala de Leitura 
 Os Metais: Origem e Principais Processos de Obtenção Os Metais: Origem e Principais Processos de Obtenção

1. Introdução
A procura de novos materiais por parte do homem, de tal forma que torne a sua existência mais cômoda e segura, tem sido constante ao longo dos séculos. O uso de madeiras, rochas e ossos em instrumentos agrícolas e armas foram algumas das primeiras iniciativas neste sentido. É provável que o ouro e o cobre, por serem encontradosna natureza sob a forma metálica, tenham sido os primeiros metais a serem utilizados pelo homem. E, possivelmente, a primeira obtenção de um material metálico ocorreu por acidente, quando pedras que circundavam as fogueiras contendo óxido de cobre foram reduzidas a metal pelo contato com a madeira carbonizada e a ação do calor. Assim teria sido o começo da metalurgia extrativa, com baseessencialmente no empirismo e na transferência direta e pessoal do conhecimento. Sabe-se que há muito tempo atrás o homem percebeu a existência dos metais e começou a aproveitálos na elaboração de objetos e ferramentas de uso geral. Mas, como dito, as suas obtenções devem ter ocorrido por acaso. Isso porque, quando determinados materiais encontrados na natureza (que, posteriormente, vieram a ser chamadosde minerais) entram em contato com a madeira (que tem muito carbono), em temperaturas elevadas (uma fogueira, por exemplo), ocorre uma reação química que tem como produto outro material (que veio a ser chamado de metal), com aspecto brilhoso, resistente para certos usos e capaz de ser moldado, tanto por desbaste manual como por fusão. Então, tornou-se razoavelmente fácil a utilização dos metais nafabricação de peças de decoração e utensílios, tais como recipientes, facas, lanças e flechas. Com o passar do tempo, o homem procurou entender por que as reações ocorriam, quais materiais poderiam ser utilizados e como otimizar este processo. Metais cada vez mais puros e diferentes foram sendo obtidos. Eles se tornaram uma moeda de troca e de importância crescente, a ponto de nomearem uma dasfases da evolução da humanidade: a idade do bronze, que é uma liga metálica constituída de cobre e estanho, dois metais de fácil extração a partir de certos minerais. Fica a pergunta: como se dá a extração desses metais e como se daria a de outros, dentre eles, por exemplo, o ferro, o zinco, o alumínio, o níquel e o titânio? Pois é, o estudo relacionado com a obtenção dos metais é muito rico ediversificado, permitindo que diversos conceitos da química sejam abordados de uma forma bastante prática e, assim, motivando e facilitando o aprendizado.

 

.  1 . 

   

Sala de Leitura 
 Os Metais: Origem e Principais Processos de Obtenção 

Dessa forma, iremos, inicialmente, apresentar uma breve noção sobre a formação dos minerais, matériaprima de onde a maioria dos metais é obtida. Emseguida, abordaremos os conceitos da química que explicam por que é possível a obtenção de alguns metais a partir de determinadas reações com minerais oxidados e, ao mesmo tempo, não é possível a obtenção de outros. Nesses casos, torna-se necessária a utilização de processo alternativo que está associado, por exemplo, com a eletroquímica e seus princípios. Os métodos que permitem a obtenção decertos metais a partir de minerais sulfetados são, também, brevemente apresentados.

  2. Os Minerais
Os minerais são os principais constituintes das rochas e solos, que, basicamente, são os formadores da crosta terrestre. É a partir deles que os metais são inicialmente extraídos. Em linhas gerais, os minerais se formam em decorrência de determinadas afinidades entre os elementos químicos que...
tracking img