Os materiais utilizados por Frank Loyde Wright e o resultado final dos edifícios

298 palavras 2 páginas
Os materiais utilizados por Frank Loyde Wright e o resultado final dos edifícios.

Frank Loyde Wright foi uma das grandes personalidades da arquitectura moderna. Como tal recusou as formas rígidas e mecânicas. Procurou as formas que existem na no mundo natural, orgânico, exalta a horizontalidade, a linha de terra, os materiais inacabados.
Com os materiais procura fazer com que a casa seja factor de uma paisagem reintegrada.
Elimina a ideia das casas como volumes isolados, superfícies enceradas e contornos acentuados. A arquitectura insere-se de tal modo no ambiente que não é possível ser independente deste.
Os edifícios de Weight baseiam-se em formas geométricas, através da estrutura em consola o espaço parece expandir-se.

(Arte e Sociedade – A linguagem Moderna da Arquitectura; Bruno Zevi)

“...a celebre Folling Water House. Parecia tão arrojada no lançamento do seu terraço que os trabalhadores se recusaram a retirar os andaimes, receando um desmoronamento. Mas o próprio Wright os arrancou, para espanto de quantos o presenciaram...”

Pretendia assim destruir a ideia de caixote e conceber as paredes como telas entre os espaços interiores e exteriores.
Tudo isto facilitado devido á evolução que os materiais sofreram com a Revolução Industrial, podendo assim tirar mais partido destes, como o ferro, betão, vidro.
A famosa Folling Water House (casa da cascata), com uma cascata a passar por baixo, pode servir também de exemplo para o modo como se inseriam as suas casas no meio envolvente, utilizando o tijolo e a pedra a casa quase se confunde com o bosque envolvente, também os interiores onde a madeira marca presença, contribuem para esta simbiose.
Outra construção famosa de Wright em que as suas formas estão presentes, é o Museu Guggenheim em Nova York.

Relacionados